UFC/PROGRAD/CURSO DE LETRAS - DLV
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
CURSO DE LEITURA E PRODUÇÃO:
COORDENADORA DE ÁREA: Profª Drª
Maria Ednilza Oliveira Moreira
SUPERVISORA: Flávia Neri
BOLSISTAS/DOCENTES:
ALUNO (A) ______________________________________________________________
MÓDULO: CHARGE E CARTUM
1. DEFINIÇÃO
Charge e cartum são
gêneros jornalísticos, de teor crítico e satírico, que trabalham diferentes
representações gráficas de humor e se diferenciam por características
contextuais, temporais e estruturais. Em ambos os gêneros, pode haver — ou não
— a presença de elementos como: balões, onomatopeias ou divisão de cenas.
A charge, de modo
geral, é composta por um desenho único — apesar de a quantidade de quadros não
ser determinante para identificar este gênero —, que faz menção a um
determinado acontecimento político, recente ou ainda em foco, noticiado na
mídia, e pode valer-se tanto da linguagem imagética quanto de seu sincretismo
com a linguagem verbal. O posicionamento do chargista é essencial para torná-la
crítica, e a polissemia de determinadas palavras, fundamental para deixá-la cômica.
É, portanto, uma ocorrência intertextual e argumentativa sobre um fato real,
que necessita de um conhecimento prévio do leitor para ser compreendida
(ARRIGONI, 2011).
O cartum, por sua vez,
centra-se em uma realidade genérica, não necessariamente ligada a uma pessoa ou
a um fato noticiado, “e chega ao riso através da crítica mordaz, irônica,
satírica e principalmente humorística do comportamento humano, de suas
fraquezas e de seus hábitos e costumes” (ROMUALDO, 2000, p.20). Diferentemente
da charge, o cartum aborda uma ótica atemporal e pode ser considerado uma
narrativa humorística (ARBACH, 2007).
2. OBJETIVOS
●
Interpretar
charge e cartum;
●
Reconhecer
as características dos gêneros charge e cartum;
●
Desenvolver
a criticidade e a criatividade;
●
Produzir
charge e cartum.
3. INSTRUÇÕES
PARA O PROFESSOR
●
Seguir
o comando da atividade na ordem das questões;
●
Definir
um tempo para a resolução de cada questão;
●
Sistematizar
a resposta de cada questão no quadro.
4. ATIVIDADES
1) Identifique o gênero dos quadrinhos
abaixo, classificando-o como charge e cartum, e a tese de cada um.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
Escolha uma das alternativas da questão anterior e justifique a escolha do
gênero, a partir da estrutura, da temporalidade e do contexto, de acordo com o
que foi visto em sala.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)
Nos quadrinhos, o humor é provocado pela quebra de expectativa. Com base nisso,
leia as tirinhas abaixo e aponte de que forma acontece essa quebra de
expectativa.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Dinâmica dos balões
Objetivo: identificar tipos de balões
utilizados nos gêneros charge e cartum
Materiais necessários:
·
Várias fichas com desenhos de balões
utilizados em charges e em cartuns;
·
Recipiente para colocar as fichas.
Como jogar:
Primeiramente, é necessário que o(a)
professor(a) escreva uma frase, de extensão média, na lousa. Feito isso,
chama-se o primeiro participante. Este deve retirar discretamente uma ficha do
recipiente, identificar o balão presente na ficha e pronunciar a frase à classe
com a entonação adequada. Por exemplo: se o balão for de raiva, o participante
deverá expressar esse sentimento ao ler a frase.
5) Crie uma charge ou um cartum levando
em consideração a tese, os elementos estruturais, temporais e contextuais, a
crítica, a sátira e a quebra de expectativa presentes em ambos os gêneros.
5. REFERÊNCIAS
ARBACH, Jorge Mtanios Iskandar. O fato gráfico: o humor gráfico como
gênero jornalístico. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação), Escola
de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, SP, 2007. Disponível em:
.
Acesso em: 25 ago. 2016.
ARRIGONI, Mariana de Mello. Debatendo os Conceitos de Caricatura,
Charge e Cartum. III Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina. 03 a
06 de maio de 2011. Disponível em: .
Acesso em: 25 ago. 2016.
ROMUALDO, Edson Carlos. Charge jornalística: intertextualidade
e polifonia. Maringá: Eduem, 2000.
Download Módulo: clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário