UFC/
PIBID/ EMM Liceu de Messejana
Projeto
de Leitura e Produção: lidando bem com a colônia de gêneros instrucionais.
Coordenadora
PIBID Letras: Profa.Dra. Maria Ednilza Oliveira Moreira
Supervisora
PIBID Letras: Profa. Lena Bilhar
Bolsistas:
Aleksandra da Nóbrega, Alcides Fortunato
Turmas:
1º F (1ª e 2ª aulas), 1º G (3ª e 4ª aulas), 1º E (5ª e 6ª aulas) / SEGUNDA -
FEIRA
PLANO
DE AULA Nº 01
|
DATA: 04/08/2014
(Segunda – feira)
|
||||
OBJETIVO
|
CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIA
|
MATERIAL
|
AVALIAÇÃO/OBSERVAÇÃO
|
|
-Introduzir
e discutir conceitos que iremos usar ao longo do curso de leitura e produção:
tais como “texto”, “tipo textual” e “gênero textual” e “colônia de gêneros”.
-
Saber como tais conceitos se relacionam com as noções de “língua” e
“linguagem”.
- Reconhecer as características do tipo textual injuntivo.
-Iniciar
o primeiro módulo: Boas Maneiras (se houver tempo).
|
-
Texto; tipologia textual; gênero textual;
- Língua e linguagem; - Tipo textual injuntivo |
1º momento:
-Apresentações. (Quem somos nós, bolsistas. Explicação do que é o PIBID, e que trabalho nós iremos desenvolver com a turma, ao longo do semestre. Como o título do curso se relaciona com esse trabalho). - Ativação das experiências dos alunos e alunas com o objeto texto. Perguntar o que eles entendem por “texto”. Apresentar aos alunos uma definição analítica de texto (no quadro branco) e selecionar 03 palavras-chave dessa definição para discuti-las e entender seu significado. - Em seguida, relacionar de modo breve e simples “texto” com “tipo textual” e “gênero textual”. 2º momento:
-Exibição
do cartum “Oportunidade” (.ppt). Pedir para a turma identifique aquele gênero
textual. (Provavelmente, muitos dirão que é uma charge. Então faremos a
ressalva de que charge é temporal e os personagens costumam ser pessoas
públicas, enquanto que o cartum é atemporal e as personagem podem representar
uma categoria de pessoas – como é o caso do cartum “oportunidade”).
A
discussão deve prezar para a identificação do cartum como texto/ como objeto
textual. Nem todo texto é apenas escrito. O texto se configura como texto, a
partir do momento em que, ao ter contato com o leitor, ele passa a produzir
sentido. Daí, retomar o conceito de ‘linguagem’, usado na definição para
texto.
-
Exibição em tela das características do tipo textual injuntivo (.ppt),
explicando que esse tipo textual será de fundamental importância dentro dos
gêneros instrucionais com os quais iremos trabalhar e produzir.
-Iniciar
o primeiro módulo: Boas Maneiras (se houver tempo).
|
-
Quadro branco;
- Pincéis coloridos; - TV com entrada USB. |
-A
avaliação ocorrerá por meio da participação dos alunos quando solicitados.
(É de suma importância que eles verbalizem o que acham, e que, a partir disso, possam construir definições). |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário