sexta-feira, 1 de agosto de 2014

PROJETO INTERDISCIPLINAR: PRODUÇÃO DE GUIA GASTRONÔMICO DO BAIRRO

         




PROJETO INTERDISCIPLINAR: PRODUÇÃO DE GUIA GASTRONÔMICO DO BAIRRO














INICIATIVA: PIBID DE LETRAS/LÍNGUA PORTUGUESA – FORTALEZA
PARTICIPAÇÃO: UFC E EEM LICEU DE MESSEJANA
APOIO: CAPES
COLABORAÇÃO: PIBID DE BIOLOGIA, FILOSOFIA, FÍSICA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA
COORDENADORA DO PIBID LETRAS: Profª Drª Ednilza Moreira
SUPERVISORA DO PIBID LETRAS: Profª Lena Bilhar
ANO DE EXECUÇÃO: 2014










PROJETO INTERDISCIPLINAR: PRODUÇÃO DE GUIA GASTRONÔMICO DO BAIRRO

INICIATIVA: PIBID DE LETRAS/LÍNGUA PORTUGUESA – FORTALEZA
PARTICIPAÇÃO: UFC E EEM LICEU DE MESSEJANA
APOIO: CAPES
COLABORAÇÃO: PIBID DE BIOLOGIA, FILOSOFIA, FÍSICA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA
COORDENADORA DO PIBID LETRAS: Profª Drª Ednilza Moreira
SUPERVISORA DO PIBID LETRAS: Profª Lena Bilhar
ANO DE EXECUÇÃO: 2014

1. JUSTIFICATIVA
Motivado pela iniciativa de contribuir para o desenvolvimento e a prática de leitura e escrita dos educandos da EEM Liceu de Messejana, visto que o grau de proficiência nessa prática é ainda questionável, o PIBID de Letras em parceria com os PIBID de Biologia, Filosofia, Física, Geografia e História elegeu a temática da alimentação para trabalhar de forma lúdica e interdisciplinar em função da produção de um guia gastronômico do bairro. A finalidade é estimular os alunos a adquirirem hábitos saudáveis e habilidades discursivas variadas por meio do estudo de gêneros instrucionais, prevenção de doenças e nutrição adequada, apreender o ritual de comer, conscientizar-se da quantidade de energia produzida pelos alimentos e desprendida pelo corpo para uma vida saudável, produzir o mapa dos estabelecimentos gastronômicos do bairro e conhecer o tombamento de alimentos regionais.

2. OBJETIVOS
Objetivo geral
·         Desenvolver habilidades de leitura e escrita por meio da interdisciplinaridade entre as áreas de Português, Biologia, Filosofia, Física, Geografia e História visando à conscientização dos alunos na adoção de práticas alimentares e estilos de vida saudável.

Objetivos específicos
·         Estimular a leitura de diferentes gêneros textuais para a produção de textos coerentes e criativos.
·         Introduzir a leitura e a produção dos gêneros instrucionais: regras de boas maneiras, receitas, simpatias, dicas, regulamentos e conselhos.
·         Produzir um guia gastronômico do bairro como suporte para as produções textuais dos alunos.
·         Integrar a temática da alimentação às áreas envolvidas.
·         Promover uma feira de alimentos na escola.
·         Prevenir doenças por meio de uma nutrição adequada incentivando a prática de uma alimentação saudável.
·         Valorizar o ato de comer.
·         Conhecer a energia produzida pelos alimentos e desprendida pelo corpo para a obtenção de um bem estar físico e mental.
·         Produzir o mapa do bairro situando os estabelecimentos gastronômicos próximos à escola.
·         Reconhecer os alimentos regionais e sua importância na alimentação.




3. METODOLOGIA
As áreas envolvidas desenvolverão o projeto interdisciplinar abordando a temática da alimentação por meio de intervenções em sala de aula, possibilitando a integração dos alunos, e a pesquisa de campo no bairro. Cada área trabalhará os seguintes aspectos relacionados à temática:
Ø  Português: aplicação do “Curso de Leitura e Produção: lidando bem com uma colônia de gêneros instrucionais” para que os alunos leiam e produzam os gêneros: regras de boas maneiras, receitas, simpatias, dicas, regulamentos e conselhos objetivando a elaboração de um guia gastronômico do bairro.
Ø  Biologia: prevenção de doenças e nutrição adequadas.
Ø  Filosofia: ritual de comer.
Ø  Física: quantidade de energia produzida pelos alimentos e desprendida pelo corpo.
Ø  Geografia: produção do mapa dos estabelecimentos gastronômicos do bairro.
Ø  História: tombamento de alimentos regionais.


4. RECURSOS
Recursos humanos
·         Bolsistas dos PIBID de Português, Biologia, Filosofia, Física, Geografia e História.

Recursos materiais
·         Pincel, lousa, apagador.
·         Datashow.
·         Notebook.
·         Xerox.
·         Laboratório de informática.

5. AVALIAÇÃO

ü  Será feita de forma coletiva por meio da integração, assiduidade, atitudes de socialização e participação.

6. PÚBLICO-ALVO

ü  Turmas dos 1ºs anos dos turnos manhã e tarde da EEM Liceu de Messejana.

7. CULMINÂNCIA

ü  Acontecerá em aula de campo no Centro da Tapioqueiras em Messejana.


                          

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