PROJETO INTERDISCIPLINAR: PRODUÇÃO DE GUIA
GASTRONÔMICO DO BAIRRO
INICIATIVA:
PIBID DE LETRAS/LÍNGUA PORTUGUESA – FORTALEZA
PARTICIPAÇÃO:
UFC E EEM LICEU DE MESSEJANA
APOIO:
CAPES
COLABORAÇÃO:
PIBID DE BIOLOGIA, FILOSOFIA, FÍSICA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA
COORDENADORA
DO PIBID LETRAS: Profª Drª Ednilza Moreira
SUPERVISORA
DO PIBID LETRAS: Profª Lena Bilhar
ANO
DE EXECUÇÃO: 2014
PROJETO INTERDISCIPLINAR: PRODUÇÃO DE GUIA
GASTRONÔMICO DO BAIRRO
INICIATIVA: PIBID DE LETRAS/LÍNGUA
PORTUGUESA – FORTALEZA
PARTICIPAÇÃO: UFC E EEM LICEU DE
MESSEJANA
APOIO: CAPES
COLABORAÇÃO: PIBID DE BIOLOGIA,
FILOSOFIA, FÍSICA, GEOGRAFIA E HISTÓRIA
COORDENADORA DO PIBID LETRAS: Profª Drª
Ednilza Moreira
SUPERVISORA DO PIBID LETRAS: Profª Lena
Bilhar
ANO DE EXECUÇÃO: 2014
1. JUSTIFICATIVA
Motivado pela iniciativa de
contribuir para o desenvolvimento e a prática de leitura e escrita dos
educandos da EEM Liceu de Messejana, visto que o grau de proficiência nessa
prática é ainda questionável, o PIBID de Letras em parceria com os PIBID de
Biologia, Filosofia, Física, Geografia e História elegeu a temática da
alimentação para trabalhar de forma lúdica e interdisciplinar em função da
produção de um guia gastronômico do bairro. A finalidade é estimular os alunos
a adquirirem hábitos saudáveis e habilidades discursivas variadas por meio do
estudo de gêneros instrucionais, prevenção de doenças e nutrição adequada,
apreender o ritual de comer, conscientizar-se da quantidade de energia
produzida pelos alimentos e desprendida pelo corpo para uma vida saudável, produzir
o mapa dos estabelecimentos gastronômicos do bairro e conhecer o tombamento de
alimentos regionais.
2. OBJETIVOS
Objetivo geral
·
Desenvolver habilidades de leitura e escrita por
meio da interdisciplinaridade entre as áreas de Português, Biologia, Filosofia,
Física, Geografia e História visando à conscientização dos alunos na adoção de
práticas alimentares e estilos de vida saudável.
Objetivos específicos
·
Estimular a leitura de diferentes gêneros
textuais para a produção de textos coerentes e criativos.
·
Introduzir a leitura e a produção dos gêneros
instrucionais: regras de boas maneiras, receitas, simpatias, dicas, regulamentos
e conselhos.
·
Produzir um guia gastronômico do bairro como
suporte para as produções textuais dos alunos.
·
Integrar a temática da alimentação às áreas
envolvidas.
·
Promover uma feira de alimentos na escola.
·
Prevenir doenças por meio de uma nutrição
adequada incentivando a prática de uma alimentação saudável.
·
Valorizar o ato de comer.
·
Conhecer a energia produzida pelos alimentos e
desprendida pelo corpo para a obtenção de um bem estar físico e mental.
·
Produzir o mapa do bairro situando os estabelecimentos
gastronômicos próximos à escola.
·
Reconhecer os alimentos regionais e sua
importância na alimentação.
3. METODOLOGIA
As áreas envolvidas desenvolverão o projeto
interdisciplinar abordando a temática da alimentação por meio de intervenções
em sala de aula, possibilitando a integração dos alunos, e a pesquisa de campo
no bairro. Cada área trabalhará os seguintes aspectos relacionados à temática:
Ø Português:
aplicação do “Curso de Leitura e Produção: lidando bem com uma colônia de
gêneros instrucionais” para que os alunos leiam e produzam os gêneros: regras
de boas maneiras, receitas, simpatias, dicas, regulamentos e conselhos
objetivando a elaboração de um guia gastronômico do bairro.
Ø Biologia:
prevenção de doenças e nutrição adequadas.
Ø Filosofia:
ritual de comer.
Ø Física:
quantidade de energia produzida pelos alimentos e desprendida pelo corpo.
Ø Geografia:
produção do mapa dos estabelecimentos gastronômicos do bairro.
Ø História:
tombamento de alimentos regionais.
4. RECURSOS
Recursos humanos
·
Bolsistas dos PIBID de Português, Biologia,
Filosofia, Física, Geografia e História.
Recursos materiais
·
Pincel, lousa, apagador.
·
Datashow.
·
Notebook.
·
Xerox.
·
Laboratório de informática.
5. AVALIAÇÃO
ü Será
feita de forma coletiva por meio da integração, assiduidade, atitudes de
socialização e participação.
6. PÚBLICO-ALVO
ü Turmas
dos 1ºs anos dos turnos manhã e tarde da EEM Liceu de Messejana.
7.
CULMINÂNCIA
ü Acontecerá
em aula de campo no Centro da Tapioqueiras em Messejana.
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