1) ORIENTAÇÃO PARA
ELABORAÇÃO DE PÔSTERS – DESTINO:
I SEMANA DE
HUMANIDADES DO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ
Camila Gomes Varela
Fernanda Silva Medeiros
Maxsulayne Lima
João Victor Miranda
A Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará
promoveu, no ano de 2015, um evento voltado para os alunos dos 1º anos: I
Semana de Humanidades LCC, que teve como temática Trilhas Urbanas no Bairro Conjunto Ceará. Essa iniciativa deveria
estimular os alunos a fazerem pesquisas sobre o bairro e produzirem trabalhos
a partir dos dados coletados. Além de registros como fotos, vídeos e
entrevistas, os estudantes tinham que produzir um pôster científico para expor
as informações de sua pesquisa. O presente trabalho tem como objetivo
apresentar à comunidade acadêmica uma prática de regência do PIBID de Língua
Portuguesa da UFC/Fortaleza. A experiência foi vivenciada pelos bolsistas
de Iniciação à Docência e consistiu na preparação e realização da Oficina de
Elaboração de Pôster Científico, que foi criada devido à constatação de uma
deficiência dos alunos no que se refere a confecção de tal material. Cada
oficina foi organizada em dois dias, sendo o primeiro dia reservado para
explicação da estrutura do gênero e o segundo para a confecção do gênero em
si. Do ponto de vista teórico, tomamos por base alguns conceitos
sistematizados por Nascimento e Dionísio (2007) que contemplam os aspectos
formais e sociodiscursivos relacionados ao pôster acadêmico. Orientamo-nos
também na ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas para explicar o uso
das referências no gênero em questão. Como resultados, obtivemos a
apreensão pelos alunos da estrutura básica do gênero, que foi verificada
por ocasião da culminância do evento na escola.
Palavras-chave: Oficina; Pôster Científico;
2) Curso
interdisciplinar “Aulão Enem”.
Larisse Gonçalves do Nascimento
Guilherme Lobo de Andrade
Joelma Amaral
Viviane Sobrinho
Lena Bilhar Araújo
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria
Ednilza Oliveira Moreira
O PIBID do Liceu de Messejana
realizou uma atividade interdisciplinar, visando com este trabalho, apresentar
à comunidade acadêmica uma experiência extensiva às várias áreas do
conhecimento, cabendo à área de Língua Portuguesa abordar a leitura e a interpretação
de texto sintonizadas com a proposta do ENEM. O trabalho consistiu em ministrar
um “aulão ENEM”, envolvendo os subprojetos de Biologia, Geografia, História,
Física e Filosofia, realizado com o intuito de contribuir para a preparação dos
alunos do 3° ano do ensino médio ao ingresso na universidade. O evento
aconteceu por meio de aulas ministradas pelos bolsistas das áreas referidas,
uma vez por mês, aos sábados pela manhã, de março a outubro de 2015.
Trabalharam-se algumas habilidades exigidas como competências para o ENEM, tais
como: compreensão e interpretação de texto; bem como identificação de
diferentes linguagens e também os aspectos que constituem o sistema de
comunicação. A aula não foi limitada apenas ao texto de linguagem verbal, pois
fez-se uso de textos que envolviam linguagem verbal e não verbal, de modo que
os alunos pudessem correlacionar os conteúdos de
língua portuguesa com outros conhecimentos já adquiridos por eles nas várias
áreas de estudo. Do ponto de vista metodológico, foram abordadas questões de
provas aplicadas anteriormente, fazendo a resolução dessas questões de maneira
interativa com a classe. Consideramos que o curso foi de grande ajuda para o
desenvolvimento das principais habilidades leitoras e interpretativas, tendo em
vista que o alunado demonstrou favorável desempenho na resolução das
atividades, revelando aprimoramento de suas competências linguageiras. Como
suprimento teórico fez-se uso das experiências de Kleiman (1993) e Cavalcante
(2009).
3) Orientação na elaboração de
projetos para a participação na Feira Cultural do Liceu de Messejana
Glícia Rute Alves Lima (Bolsista do
PIBID)
Glícia Raquel Alves Lima (Bolsista do
PIBID)
Aleksandra Holanda da Nóbrega Sampaio ( Bolsista do
PIBID)
Lenilúcia Bilhar
Araújo (Supervisora do PIBID – Liceu de Messejana)
Maria Ednilza O. Moreira
(Coordenadora do PIBID – Língua Portuguesa)
Em função da ideia de realização da Feira Cultural na EEM Liceu de
Messejana em 2015, o conjunto de bolsistas do PIBID de Língua Portuguesa propôs
aos alunos da escola uma oficina de orientação para a elaboração de projetos
que deveriam ser produzidos com o fim de estes participarem do evento. Na oficina, o objetivo maior consistia
em mostrar quais os aspectos básicos
exigidos para a projeção de ações a serem executadas na referida feira, tais
como: justificativa, objetivos,
metodologia, base teórica e resultados esperados. As oficinas aconteceram de modo participativo,
promovendo-se sempre a interação entre os bolsistas de iniciação à
docência e os alunos, sendo que cada classe distribuiu-se em grupos de
diferentes interesses, conforme afinidade de conhecimento a ser exposto na
feira. Dessa iniciativa resultou um trabalho bastante proveitoso, no sentido de
que cada equipe de projeto traduziu em texto escrito sua proposta de trabalho.
Com base no que foi realizado, podemos afirmar que os alunos tiveram a
oportunidade de compartilhar seus conhecimentos, demonstrando através da
experiência de produção de projetos,
que se constituíram passaporte para lograrem sucesso no acontecimento escolar
que pleitearam. Como referencial teórico o aporte veio de Kaufman &
Rodriguez (1995) e de França (2001)
PALAVRAS-CHAVE: projeto; escrita; feira cultural
4) “Aulão ENEM”: uma proposta interdisciplinar
Clarice Freitas Rodrigues
Ana Claudia Araújo Nascimento
Ednardo Leitão dos Santos Júnior
Adna Audarize
Orientadora:
Prof.ª Dr.ª Maria Ednilza Oliveira Moreira
Este trabalho tem como objetivo expor à
comunidade acadêmica uma prática docente interdisciplinar realizada no Liceu do
Conjunto Ceará. Trata-se de uma experiência que surgiu como uma proposta
integrando os PIBIDs de Língua
Portuguesa da UFC, Filosofia,
Biologia, Química, Matemática e Sociologia
da UECE, objetivando auxiliar na
instrumentalização dos alunos para o ENEM, por meio de aulas preparatórias para
o exame em forma de aulões. A atividade aconteceu aos sábados pela manhã, no
período de agosto a outubro de 2015. As
aulas ministradas pelo PIBID Língua Portuguesa foram realizadas em três
sábados. A primeira aula abordou o tema interpretação textual e
intertextualidade e teve como base teórica os trabalhos de KOCK e ELIAS (2007) e CAVALCANTE (2014); a segunda
trabalhou temas da literatura – baseando-se no livro didático adotado na escola
– como o Modernismo e o Movimento Tropicalista, além das funções da linguagem e
os seus diferentes contextos de uso; a terceira aula tratou da redação e teve
como suporte teórico COSTA VAL (1999) e o
Guia de Redação do ENEM 2013. Como
metodologia, adotaram-se slides, músicas e Tds com questões de simulados e de
edições anteriores do ENEM selecionadas pelos bolsistas, as quais foram
resolvidas juntamente com a turma após a explicação dos conteúdos de que
tratavam. Em cada aula havia a presença de dois ou três bolsistas de Iniciação
à Docência e de acerca de 25 alunos da escola. A importância dessa atividade se
justifica pela necessidade da abordagem de conteúdos mais voltados para o ENEM,
visto que os assuntos tratados, em sala de aula, são mais abrangentes na
maioria. Considerando o bom desempenho dos alunos na resolução das questões,
conclui-se que as aulas contribuíram para o aprimoramento de suas habilidades
de leitura e interpretação textuais, bem como de produção escrita.
Palavras chave: ENEM, leitura, produção textual
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