domingo, 6 de dezembro de 2015

Resumos EPD 2015

1) ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PÔSTERS –  DESTINO:
I SEMANA DE HUMANIDADES DO LICEU DO CONJUNTO CEARÁ
Camila Gomes Varela
Fernanda Silva Medeiros
Maxsulayne Lima
João Victor Miranda

A Escola de Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará promoveu, no ano de 2015, um evento voltado para os alunos dos 1º anos: I Semana de Humanidades LCC, que teve como temática Trilhas Urbanas no Bairro Conjunto Ceará. Essa iniciativa deveria estimular os alunos a fazerem pesquisas sobre o bairro e produzirem trabalhos a partir dos dados coletados. Além de registros como fotos, vídeos e entrevistas, os estudantes tinham que produzir um pôster científico para expor as informações de sua pesquisa. O presente trabalho tem como objetivo apresentar à comunidade acadêmica uma prática de regência do PIBID de Língua Portuguesa da UFC/Fortaleza.  A experiência foi vivenciada pelos bolsistas de Iniciação à Docência e consistiu na preparação e realização da Oficina de Elaboração de Pôster Científico, que foi criada devido à constatação de uma deficiência dos alunos no que se refere a confecção de tal material. Cada oficina foi organizada em dois dias, sendo o primeiro dia reservado para explicação da estrutura do gênero e o segundo para a confecção do gênero em si. Do ponto de vista teórico, tomamos por base alguns conceitos sistematizados por Nascimento e Dionísio (2007) que contemplam os aspectos formais e sociodiscursivos relacionados ao pôster acadêmico. Orientamo-nos também na ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas para explicar o uso das referências no gênero em questão. Como resultados, obtivemos a apreensão pelos alunos da estrutura básica do gênero, que foi verificada por ocasião da culminância do evento na escola.

Palavras-chave: Oficina; Pôster Científico;





2) Curso interdisciplinar “Aulão Enem”.
Larisse Gonçalves do Nascimento
 Guilherme Lobo de Andrade
Joelma Amaral
Viviane Sobrinho
Lena Bilhar Araújo
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Ednilza Oliveira Moreira

O PIBID do Liceu de Messejana realizou uma atividade interdisciplinar, visando com este trabalho, apresentar à comunidade acadêmica uma experiência extensiva às várias áreas do conhecimento, cabendo à área de Língua Portuguesa abordar a leitura e a interpretação de texto sintonizadas com a proposta do ENEM. O trabalho consistiu em ministrar um “aulão ENEM”, envolvendo os subprojetos de Biologia, Geografia, História, Física e Filosofia, realizado com o intuito de contribuir para a preparação dos alunos do 3° ano do ensino médio ao ingresso na universidade. O evento aconteceu por meio de aulas ministradas pelos bolsistas das áreas referidas, uma vez por mês, aos sábados pela manhã, de março a outubro de 2015. Trabalharam-se algumas habilidades exigidas como competências para o ENEM, tais como: compreensão e interpretação de texto; bem como identificação de diferentes linguagens e também os aspectos que constituem o sistema de comunicação. A aula não foi limitada apenas ao texto de linguagem verbal, pois fez-se uso de textos que envolviam linguagem verbal e não verbal, de modo que os alunos pudessem correlacionar os conteúdos de língua portuguesa com outros conhecimentos já adquiridos por eles nas várias áreas de estudo. Do ponto de vista metodológico, foram abordadas questões de provas aplicadas anteriormente, fazendo a resolução dessas questões de maneira interativa com a classe. Consideramos que o curso foi de grande ajuda para o desenvolvimento das principais habilidades leitoras e interpretativas, tendo em vista que o alunado demonstrou favorável desempenho na resolução das atividades, revelando aprimoramento de suas competências linguageiras. Como suprimento teórico fez-se uso das experiências de Kleiman (1993) e Cavalcante (2009).






 3) Orientação na elaboração de projetos para a participação na Feira Cultural do Liceu de Messejana


Glícia Rute Alves Lima (Bolsista do PIBID) 
Glícia Raquel Alves Lima (Bolsista do PIBID) 
Aleksandra Holanda da Nóbrega Sampaio ( Bolsista do PIBID)
 Lenilúcia  Bilhar Araújo (Supervisora do PIBID – Liceu de Messejana) 
                                  Maria Ednilza O. Moreira (Coordenadora do PIBID – Língua Portuguesa)  






      Em função da ideia de realização da Feira Cultural na EEM Liceu de Messejana em 2015, o conjunto de bolsistas do PIBID de Língua Portuguesa propôs aos alunos da escola uma oficina de orientação para a elaboração de projetos que deveriam ser produzidos com o fim de estes participarem do evento. Na oficina, o objetivo maior consistia em mostrar quais os aspectos básicos exigidos para a projeção de ações a serem executadas na referida feira, tais como: justificativa, objetivos, metodologia, base teórica e resultados esperados. As oficinas aconteceram de modo participativo, promovendo-se sempre a interação entre os bolsistas de iniciação à docência e os alunos, sendo que cada classe distribuiu-se em grupos de diferentes interesses, conforme afinidade de conhecimento a ser exposto na feira. Dessa iniciativa resultou um trabalho bastante proveitoso, no sentido de que cada equipe de projeto traduziu em texto escrito sua proposta de trabalho. Com base no que foi realizado, podemos afirmar que os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos, demonstrando através da experiência de produção de projetos, que se constituíram passaporte para lograrem sucesso no acontecimento escolar que pleitearam. Como referencial teórico o aporte veio de Kaufman & Rodriguez (1995) e de França (2001)


PALAVRAS-CHAVE: projeto; escrita; feira cultural


4) “Aulão ENEM”: uma proposta interdisciplinar

Clarice Freitas Rodrigues
Ana Claudia Araújo Nascimento
Ednardo Leitão dos Santos Júnior
Adna Audarize
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Ednilza Oliveira Moreira




    Este trabalho tem como objetivo expor à comunidade acadêmica uma prática docente interdisciplinar realizada no Liceu do Conjunto Ceará. Trata-se de uma experiência que surgiu como uma proposta integrando os  PIBIDs de Língua Portuguesa da UFC, Filosofia, Biologia, Química, Matemática e Sociologia  da UECE, objetivando auxiliar na instrumentalização dos alunos para o ENEM, por meio de aulas preparatórias para o exame em forma de aulões. A atividade aconteceu aos sábados pela manhã, no período de agosto a outubro de 2015.  As aulas ministradas pelo PIBID Língua Portuguesa foram realizadas em três sábados. A primeira aula abordou o tema interpretação textual e intertextualidade e teve como base teórica os trabalhos de  KOCK e ELIAS (2007) e CAVALCANTE (2014);  a segunda trabalhou temas da literatura – baseando-se no livro didático adotado na escola – como o Modernismo e o Movimento Tropicalista, além das funções da linguagem e os seus diferentes contextos de uso; a terceira aula tratou da redação e teve como suporte teórico  COSTA VAL (1999) e o Guia de Redação do ENEM 2013.  Como metodologia, adotaram-se slides, músicas e Tds com questões de simulados e de edições anteriores do ENEM selecionadas pelos bolsistas, as quais foram resolvidas juntamente com a turma após a explicação dos conteúdos de que tratavam. Em cada aula havia a presença de dois ou três bolsistas de Iniciação à Docência e de acerca de 25 alunos da escola. A importância dessa atividade se justifica pela necessidade da abordagem de conteúdos mais voltados para o ENEM, visto que os assuntos tratados, em sala de aula, são mais abrangentes na maioria. Considerando o bom desempenho dos alunos na resolução das questões, conclui-se que as aulas contribuíram para o aprimoramento de suas habilidades de leitura e interpretação textuais, bem como de produção escrita.


Palavras chave:  ENEM, leitura, produção textual

Nenhum comentário:

Postar um comentário