domingo, 6 de dezembro de 2015

XXIV Encontro de Iniciação à Docência - 2015 (resumos)

1) IRACEMA: DA ESCULTURA À CRÔNICA 

Área:
Lingüística, Letras e Artes
Orientador:
Maria Ednilza Oliveira Moreira
Autor Principal:
Viviane Vieira de Sobrinho
Co-Autores:
Ana Maria Barreto de Lima
Camila Gomes Varela
Larisse Gonçalves do Nascimento
Lenilúcia Bilhar Araújo

A personagem Iracema, protagonista do romance homônimo de José de Alencar, é ícone cultural de Fortaleza desde 2011, oficializado pela lei municipal 8894. No momento, comemora-se os 150 anos da publicação da referida obra. Neste sentido, o PIBID de Língua Portuguesa – UFC/Fortaleza – realizou o projeto Curso de Leitura e Produção Textual: Iracema na perspectiva do letramento, que culminará na publicação do livro “Iracema em seus 150 anos: coletânea de crônicas e algo mais”, que será composto pelas produções dos alunos, realizadas no decorrer do projeto. O curso ocorreu nas escolas do Liceu de Messejana e do Liceu do Conjunto Ceará, tendo como público alvo os alunos dos 1ºanos e foi subdividido em quatro momentos. Neste trabalho abordaremos apenas o último momento: o estudo das esculturas relacionadas ao ícone cultural de Fortaleza, tendo como objetivos: a) desenvolver o conhecimento crítico sobre a cultura da cidade alencarina; b) compreender Iracema como elemento de nossa cultura com presença marcante no nosso município; c) refletir sobre as condições de preservação e de nossos bens culturais. Para o desenvolvimento do projeto, que envolve o uso de gêneros textuais, foi exitosa a perspectiva do letramento. Segundo SOARES (2003), o letramento corresponde ao desenvolvimento de habilidades para as competências da leitura e da escrita. Metodologicamente, a realização do curso, exigiu que fossem apresentadas aos alunos as esculturas que compõem o roteiro turístico “Caminhos de Iracema”. A partir daí, cada monumento estudado serviu de inspiração para a composição de crônicas dentro da temática Iracema. Como resultados, obtivemos uma intensa produção de textos por parte dos alunos de ambos as escolas, o que afirma o envolvimento e o interesse efetivo dos alunos quanto a temática voltada para o reconhecimento cultural de sua própria cidade.


2) IRACEMA: NO RITMO DO RAP 

Área:
Lingüística, Letras e Artes
Orientador:
Maria Ednilza Oliveira Moreira

Autor Principal:
Fernanda Silva Medeiros
Co-Autores:
Ana Cláudia do Nascimento Araújo
Clarice Freitas Rodrigues
Maxsulayne Lima Gomes
Flávia de Sena Neri


Este trabalho tem por objetivo expor à comunidade acadêmica um projeto de prática docente do PIBID – Língua Portuguesa/UFC de Fortaleza. Tal experiência, que foi realizada pelos bolsistas de iniciação à docência com acompanhamento do supervisor e do coordenador da área, consistiu na preparação e regência do “Curso de leitura e produção textual: Iracema na perspectiva do letramento”, que se deu nos Liceus do Conjunto Ceará e de Messejana. O curso teve como temática “Iracema, ícone cultural de Fortaleza” e, metodologicamente, deveria cumprir intervenções em sala de aula, através das quais os alunos tomariam conhecimento de alguns gêneros textuais que melhor comportassem a temática, explorando a leitura e produção escrita. Os gêneros que serviram como conteúdo para o referido curso foram distribuídos em módulos: poemas, destacando-se as quadrinhas; canções, destacando-se o rap e crônicas inspiradas nas esculturas de mesma temática. Ainda do ponto de vista dos gêneros icônicos, exploraram-se as pinturas, que vigoraram como pano de fundo para a elaboração de cartões-postais. No momento, focalizaremos o gênero canções, cuja demanda justifica-se por fazer parte do repertório cultural dos alunos. Para a realização das atividades, tomamos como base a funcionalidade dos gêneros propostos em sala de aula. Como culminância das ações projetadas, planejou-se a efetivação de uma aula de campo no roteiro turístico de Fortaleza: “Caminhos de Iracema”. Do ponto de vista teórico, apoiamo-nos em’ Marcuschi (2002) e Soares (2004). Como resultado da experiência obteve-se uma farta produção de gêneros textuais que comporão um livro em forma de coletânea a ser publicado em comemoração dos 150 anos de Iracema, de José de Alencar.





3) IRACEMA: UM POSTAL DE FORTALEZA 

Área:
Lingüística, Letras e Artes
Orientador:
Maria Ednilza Oliveira Moreira
Autor Principal:
Guilherme Lobo de Andrade
Co-Autores:
Glícia Rute Alves Lima
Glícia Raquel Alves Lima
Lenilúcia Bilhar Araújo

No ano em que se comemoram os 150 anos da obra Iracema – lenda do Ceará, o PIBID de Língua Portuguesa UFC-Fortaleza promoveu para os alunos da EEM Liceu de Messejana um curso de leitura e produção sobre vários gêneros textuais que remetem à figura de Iracema como ícone cultural da capital alencarina. Neste trabalho, em especial, foram explorados poemas e pinturas referentes ao ícone. Assim sendo, objetivamos desenvolver com os alunos, não somente os recursos estéticos e artísticos, como também as estratégias linguísticas que permitem o processo de retextualização –, ou seja, a produção de um novo texto a partir de um ou mais textos-base –, isso, obviamente, é, natural no processo de leitura (MARCUSCHI, 2000; DELL’ISOLA, 2007). Metodologicamente, fez-se uso de oficinas de leitura e escrita que ocorreram de forma interativa entre docente e discentes. Os textos foram apresentados através de vídeos e slides para a exploração de suas particularidades, bem como da intertextualidade contida no processo de retextualização. Como resultado, além da homenagem à obra de Alencar, todos que participaram dessas oficinas, foram beneficiados: primeiramente os bolsistas, uma vez que estes puderam aplicar em sala de aula os conhecimentos adquiridos no ambiente acadêmico, sobretudo observando como os alunos do ensino médio produzem textos com propósitos específicos e se apropriam do conhecimento cultural e linguístico; depois, os alunos da escola puderam produzir de forma participativa e compartilhada cartões-postais utilizando-se do conteúdo estudado, trabalhando, desse modo, suas competências textuais, discursivas e linguísticas.








4) MINICURSO: LIDANDO BEM COM AS PALAVRAS 

Área:
Lingüística, Letras e Artes
Orientador:
Maria Ednilza Oliveira Moreira
Autor Principal:
Aleksandra Holanda da Nóbrega Sampaio
Co-Autores:
Adna Aldarize Pinheiro Silveira
Ednardo Leitão dos Santos Júnior
Joelma Moura do Amaral

De acordo com Kleiman (2010), o leitor naturalmente realiza estratégias cognitivas – operações inconscientes do indivíduo – e metacognitivas – operações realizadas com um determinado objetivo em mente, sobre as quais o indivíduo possui controle. Tendo em vista a necessidade de aperfeiçoamento das práticas da leitura de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – e considerando que um leitor – instruído – em atividade como tal pode tornar as operações mentais bastante monitoradas, propõe-se o minicurso "Lidando bem com as palavras". Por meio deste, é possível desenvolver habilidades linguísticas relacionadas à interpretação de textos com ênfase em três estratégias que auxiliam no domínio de uso do léxico para efeito de compreensão da produção escrita. São elas: palavras-chave, hiperlexicalização e inferência lexical (Cf. SOUSA; LOPES, 2011). Os cursistas explorarão esses fenômenos durante o ato de ler, observando palavras que norteiam o acesso ao texto ou a progressão temática, percebendo os aspectos linguísticos e extralinguísticos que contribuem na construção de sentido. Como metodologia, esse procedimento será adotado sistematicamente, a fim de que os alunos entendam e adotem as estratégias, melhorando sua proficiência na língua materna. Todas as atividades selecionadas objetivam direcionar o alunado a identificar o arcabouço que compõe o universo de constituição do texto. Por fim, admite-se que o curso a ser ministrado resultará em grande ajuda para o conhecimento das particularidades de cada estratégia a ser abordada, já utilizadas pelos bolsistas de Língua Portuguesa.

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