1) IRACEMA: DA ESCULTURA À CRÔNICA
Área:
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Lingüística, Letras e Artes
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Orientador:
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Maria Ednilza Oliveira Moreira
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Autor
Principal:
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Viviane Vieira de Sobrinho
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Co-Autores:
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Ana Maria Barreto de Lima
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Camila Gomes Varela
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Larisse Gonçalves do Nascimento
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Lenilúcia Bilhar Araújo
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A personagem Iracema,
protagonista do romance homônimo de José de Alencar, é ícone cultural de
Fortaleza desde 2011, oficializado pela lei municipal 8894. No momento,
comemora-se os 150 anos da publicação da referida obra. Neste sentido, o PIBID
de Língua Portuguesa – UFC/Fortaleza – realizou o projeto Curso de Leitura e
Produção Textual: Iracema na perspectiva do letramento, que culminará na
publicação do livro “Iracema em seus 150 anos: coletânea de crônicas e algo
mais”, que será composto pelas produções dos alunos, realizadas no decorrer do
projeto. O curso ocorreu nas escolas do Liceu de Messejana e do Liceu do
Conjunto Ceará, tendo como público alvo os alunos dos 1ºanos e foi subdividido
em quatro momentos. Neste trabalho abordaremos apenas o último momento: o
estudo das esculturas relacionadas ao ícone cultural de Fortaleza, tendo como
objetivos: a) desenvolver o conhecimento crítico sobre a cultura da cidade
alencarina; b) compreender Iracema como elemento de nossa cultura com presença
marcante no nosso município; c) refletir sobre as condições de preservação e de
nossos bens culturais. Para o desenvolvimento do projeto, que envolve o uso de
gêneros textuais, foi exitosa a perspectiva do letramento. Segundo SOARES
(2003), o letramento corresponde ao desenvolvimento de habilidades para as
competências da leitura e da escrita. Metodologicamente, a realização do curso,
exigiu que fossem apresentadas aos alunos as esculturas que compõem o roteiro
turístico “Caminhos de Iracema”. A partir daí, cada monumento estudado serviu
de inspiração para a composição de crônicas dentro da temática Iracema. Como
resultados, obtivemos uma intensa produção de textos por parte dos alunos de
ambos as escolas, o que afirma o envolvimento e o interesse efetivo dos alunos
quanto a temática voltada para o reconhecimento cultural de sua própria cidade.
2) IRACEMA: NO RITMO DO RAP
Área:
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Lingüística, Letras e Artes
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Orientador:
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Maria Ednilza Oliveira Moreira
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Autor
Principal:
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Fernanda Silva Medeiros
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Co-Autores:
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Ana Cláudia do Nascimento Araújo
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Clarice Freitas Rodrigues
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Maxsulayne Lima Gomes
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Flávia de Sena Neri
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Este trabalho tem por objetivo expor à comunidade
acadêmica um projeto de prática docente do PIBID – Língua Portuguesa/UFC de
Fortaleza. Tal experiência, que foi realizada pelos bolsistas de iniciação à
docência com acompanhamento do supervisor e do coordenador da área, consistiu
na preparação e regência do “Curso de leitura e produção textual: Iracema na
perspectiva do letramento”, que se deu nos Liceus do Conjunto Ceará e de
Messejana. O curso teve como temática “Iracema, ícone cultural de Fortaleza”
e, metodologicamente, deveria cumprir intervenções em sala de aula, através
das quais os alunos tomariam conhecimento de alguns gêneros textuais que
melhor comportassem a temática, explorando a leitura e produção escrita. Os
gêneros que serviram como conteúdo para o referido curso foram distribuídos
em módulos: poemas, destacando-se as quadrinhas; canções, destacando-se o rap
e crônicas inspiradas nas esculturas de mesma temática. Ainda do ponto de
vista dos gêneros icônicos, exploraram-se as pinturas, que vigoraram como
pano de fundo para a elaboração de cartões-postais. No momento, focalizaremos
o gênero canções, cuja demanda justifica-se por fazer parte do repertório
cultural dos alunos. Para a realização das atividades, tomamos como base a
funcionalidade dos gêneros propostos em sala de aula. Como culminância das
ações projetadas, planejou-se a efetivação de uma aula de campo no roteiro
turístico de Fortaleza: “Caminhos de Iracema”. Do ponto de vista teórico,
apoiamo-nos em’ Marcuschi (2002) e Soares (2004). Como resultado da
experiência obteve-se uma farta produção de gêneros textuais que comporão um
livro em forma de coletânea a ser publicado em comemoração dos 150 anos de
Iracema, de José de Alencar.
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3) IRACEMA: UM POSTAL DE FORTALEZA
Área:
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Lingüística, Letras e Artes
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Orientador:
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Maria Ednilza Oliveira Moreira
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Autor
Principal:
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Guilherme Lobo de Andrade
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Co-Autores:
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Glícia Rute Alves Lima
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Glícia Raquel Alves Lima
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Lenilúcia Bilhar Araújo
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No ano em que se comemoram os 150 anos da obra
Iracema – lenda do Ceará, o PIBID de Língua Portuguesa UFC-Fortaleza promoveu
para os alunos da EEM Liceu de Messejana um curso de leitura e produção sobre
vários gêneros textuais que remetem à figura de Iracema como ícone cultural
da capital alencarina. Neste trabalho, em especial, foram explorados poemas e
pinturas referentes ao ícone. Assim sendo, objetivamos desenvolver com os
alunos, não somente os recursos estéticos e artísticos, como também as
estratégias linguísticas que permitem o processo de retextualização –, ou
seja, a produção de um novo texto a partir de um ou mais textos-base –, isso,
obviamente, é, natural no processo de leitura (MARCUSCHI, 2000; DELL’ISOLA,
2007). Metodologicamente, fez-se uso de oficinas de leitura e escrita que
ocorreram de forma interativa entre docente e discentes. Os textos foram
apresentados através de vídeos e slides para a exploração de suas particularidades,
bem como da intertextualidade contida no processo de retextualização. Como
resultado, além da homenagem à obra de Alencar, todos que participaram dessas
oficinas, foram beneficiados: primeiramente os bolsistas, uma vez que estes
puderam aplicar em sala de aula os conhecimentos adquiridos no ambiente
acadêmico, sobretudo observando como os alunos do ensino médio produzem
textos com propósitos específicos e se apropriam do conhecimento cultural e
linguístico; depois, os alunos da escola puderam produzir de forma
participativa e compartilhada cartões-postais utilizando-se do conteúdo
estudado, trabalhando, desse modo, suas competências textuais, discursivas e
linguísticas.
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4) MINICURSO: LIDANDO BEM COM AS
PALAVRAS
Área:
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Lingüística, Letras e Artes
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Orientador:
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Maria Ednilza Oliveira Moreira
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Autor
Principal:
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Aleksandra Holanda da Nóbrega Sampaio
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Co-Autores:
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Adna Aldarize Pinheiro Silveira
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Ednardo Leitão dos Santos Júnior
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Joelma Moura do Amaral
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De acordo com Kleiman (2010), o leitor
naturalmente realiza estratégias cognitivas – operações inconscientes do
indivíduo – e metacognitivas – operações realizadas com um determinado
objetivo em mente, sobre as quais o indivíduo possui controle. Tendo em vista
a necessidade de aperfeiçoamento das práticas da leitura de bolsistas do
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – e
considerando que um leitor – instruído – em atividade como tal pode tornar as
operações mentais bastante monitoradas, propõe-se o minicurso "Lidando
bem com as palavras". Por meio deste, é possível desenvolver habilidades
linguísticas relacionadas à interpretação de textos com ênfase em três
estratégias que auxiliam no domínio de uso do léxico para efeito de
compreensão da produção escrita. São elas: palavras-chave, hiperlexicalização
e inferência lexical (Cf. SOUSA; LOPES, 2011). Os cursistas explorarão esses
fenômenos durante o ato de ler, observando palavras que norteiam o acesso ao
texto ou a progressão temática, percebendo os aspectos linguísticos e
extralinguísticos que contribuem na construção de sentido. Como metodologia,
esse procedimento será adotado sistematicamente, a fim de que os alunos
entendam e adotem as estratégias, melhorando sua proficiência na língua
materna. Todas as atividades selecionadas objetivam direcionar o alunado a
identificar o arcabouço que compõe o universo de constituição do texto. Por
fim, admite-se que o curso a ser ministrado resultará em grande ajuda para o
conhecimento das particularidades de cada estratégia a ser abordada, já
utilizadas pelos bolsistas de Língua Portuguesa.
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