Projeto
de Leitura e Produção: Iracema na perspectiva do letramento
Plano de aula CRÔNICA (4º momento) proposto pelos bolsistas do Liceu de
Messejana, Larisse Gonçalves, Rosângela Lima e Guilherme Andrade.
UFC/ PIBID/ EMM Liceu de Messejana
Projeto de Leitura e Produção: Iracema na perspectiva do letramento
Coordenadora PIBID Letras: Profa. Dra.
Maria Ednilza Oliveira Moreira
Supervisora PIBID Letras: Profa. Lena
Bilhar
Bolsistas: Aleksandra Holanda da Nóbrega
Sampaio e Plácido Ferreira Lima Neto
PLANO
DE AULA – CRÔNICA (E ESCULTURAS)
1.
IDENTIFICAÇÃO
Área:
Linguagens e Códigos
|
Disciplina:
Língua Portuguesa II
|
Data: 2015.1
|
2.
PLANO
Objetivos:
-
Incentivar a reflexão crítica dos alunos com base na temática “esculturas da
obra Iracema” e consequentemente a valorização desse ícone cultural Iracema.
-
Aprimorar a leitura e a produção textual dos alunos.
-
Compreender e elaborar o gênero textual crônica.
- Conhecer os contextos de uso da crônica e
a função por ele exercida no cotidiano.
|
Conteúdo programático:
-
Esculturas da obra Iracema;
-
Gênero textual crônica.
|
Recursos didáticos:
-
Quadro branco.
-
Pincel e apagador.
-
Notebook e Data show.
|
3.
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
Introdução:
- Contextualização da obra Iracema de José de Alencar.
Desenvolvimento:
- Apresentação dos slides com as esculturas da obra Iracema e do gênero textual crônica. - Resolução do exercício do módulo. - Exemplificação do gênero crônica através de textos produzidos pelos bolsistas. Conclusão: - Produção textual do gênero textual crônica. |
3.
AVALIAÇÃO
-
Participação na aula.
- Espírito crítico. - Realização das atividades do módulo. |
4.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
ALENCAR, José de. “Iracema”. In ALENCAR, José de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Editora José Aguilar, 1959a, vol. III.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita:
atividades de retextualização. 10ª ed. SP: Cortez, 2010.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de
gêneros e compreensão. 2. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário