--
PROJETO
INTERDISCIPLINAR: IRACEMA – 150 ANOS
INICIATIVA:
PIBID de Letras/Língua Portuguesa – Fortaleza.
COLABORAÇÃO:
Pibids de Biologia, Filosofia, Física, Geografia e História.
APOIO:
EEM Liceu de Messejana, UFC e CAPES.
Coordenadora
do PIBID DE LETRAS: Profª Drª Ednilza Moreira
Supervisora
do PIBID DE LETRAS: Profª Lena Bilhar
ANO
DE EXECUÇÃO: 2015
1. JUSTIFICATIVA
A
obra “Iracema – A Lenda do Ceará” de José de Alencar foi lançada em 1865,
portanto, este ano de 2015, completa 150 anos. Para comemorar o aniversário da
obra e divulgar a personagem alencarina como Ícone Cultural de Fortaleza,
segundo Lei oficializada em 2012, o Pibid de Letras em parceria com os Pibids
de Biologia, Filosofia, Física, Geografia e História sentiram a necessidade de
desenvolver atividades para os alunos da EEM Liceu de Messejana voltadas para a
temática Iracema, de forma que, além de homenagear obra e autor, pudessem contribuir
para o aprendizado da prática de leitura e escrita, como também, ampliar a
visão de origem do povo cearense, desse alunado. Para tanto, será produzido um
livro, contendo textos dos alunos da escola, intitulado “Coletâneas de crônicas
e algo mais” como resultado do trabalho realizado.
2. OBJETIVOS
Objetivo geral
·
Homenagear
os 150 anos da obra “Iracema – A Lenda do Ceará” de José de Alencar.
Objetivos
específicos
·
Contribuir
para a difusão da cultura cearense, a partir da personagem Iracema de José de Alencar.
·
Proporcionar
uma formação em torno do ícone Iracema,
focalizando-o através de diferentes linguagens – verbais e não verbais -,
utilizando-se, para tanto, de quadros artísticos, esculturas, poemas, canções e
vídeos.
·
Criar
oportunidades para discussões sobre a formação do povo cearense contemplada no
romance Iracema.
·
Verificar
nas diversas obras que focalizam Iracema
o caráter de intertextualidade entre estas, como também o processo de
retextualização, na medida do possível.
·
Permitir
a busca de meios para que a imagem de Iracema
como um símbolo de nossa cultura possa ser preservado e disseminado.
·
Despertar
o sentimento de valorização do bairro Messejana, tão representativo para autor
e obra, como também o interesse e o respeito pela cultura cearense.
·
Desenvolver
habilidades de leitura e escrita por meio da interdisciplinaridade entre as
áreas de Língua Portuguesa, Biologia, Filosofia, Física, Geografia e História
priorizando a temática Iracema no âmbito da formação do povo cearense para a
produção de gêneros textuais diversificados.
·
Produzir
um livro de coletâneas de textos que servirá de suporte para as produções
textuais dos alunos como forma de homenagear os 150 anos da obra “Iracema – A Lenda do Ceará”.
3. METODOLOGIA
As áreas
envolvidas desenvolverão o projeto abordando a temática Iracema por meio de
intervenções em sala de aula. Cada área trabalhará os seguintes aspectos:
Ø Língua
Portuguesa:
aplicação do “Curso de Leitura e Produção Textual: Iracema na Perspectiva do
Letramento”, para que os alunos leiam a obra e desenvolvam gêneros textuais
diversificados para a produção de um livro de coletâneas de textos.
Ø Biologia: alimentos da
cultura indígena na atualidade, suas propriedades nutricionais e a função dos
alucinógenos.
Ø Filosofia: Iracema e o
papel da mulher na sociedade.
Ø Física: a física no
cotidiano indígena.
Ø Geografia: ocupação do
espaço no trajeto de Iracema (de Ipu a Messejana).
Ø História: o autor, a
obra e a desconstrução do mito.
4.
RECURSOS
Recursos
humanos
·
Bolsistas
do PIBID de Letras, Biologia, Filosofia, Física, Geografia e História.
Recursos
materiais
·
Pincel,
lousa, apagador;
·
xerox;
·
notebook;
·
datashow;
·
caixa
de som;
·
laboratório
de informática.
5. AVALIAÇÃO
Será
feita por meio da integração, assiduidade, atitudes de socialização e
participação.
6. PÚBLICO ALVO
Turmas
dos 1ºs anos manhã e tarde da EEM Liceu de Messejana.
7. CULMINÂNCIA
Acontecerá
em aula de campo percorrendo todos os monumentos de Iracema em Fortaleza com a
participação dos alunos da escola e bolsistas dos Pibids das áreas envolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário