Projeto
de Leitura e Produção: Iracema na perspectiva do letramento
Plano de aula POEMAS E CANÇÕES (2º momento)
proposto pelos bolsistas do Liceu de Messejana, Aleksandra Sampaio
e Plácido Ferreira.
UFC/ PIBID/ EMM Liceu de Messejana
Projeto de Leitura e Produção: Iracema
na perspectiva do letramento
Coordenadora
PIBID Letras: Profa.Dra. Maria Ednilza Oliveira Moreira
Supervisora
PIBID Letras: Profa. Lena Bilhar
Bolsistas:
Aleksandra Holanda da Nóbrega Sampaio e Plácido Ferreira Lima Neto
PLANO
DE AULA – POEMAS E CANÇÕES
1.
IDENTIFICAÇÃO
|
Área:
Linguagens e Códigos
|
Disciplina:
Língua Portuguesa II
|
|
Data:
|
2.
PLANO
|
Objetivos:
1. Conhecer
algumas das canções e poemas já produzidos que possuam intertextualidade com a
obra “Iracema: Lenda do Ceará” de José de Alencar.
2.
Perceber como a personagem Iracema é retratada e re-significada em manifestações
artísticas que envolvam poesia (poemas, canções, manifestações visuais poéticas).
3.
Problematizar a obra e as personagens em torno do conteúdo programático
estimulando a reflexão.
4.
Propiciar uma melhor formação cidadã aos alunos e alunas;
|
Conteúdo programático:
1.
Obra “Iracema: Lenda do Ceará” do escritor José de Alencar;
2.
Poesia, poema e soneto- suas definições e usos; poemas que mencionem a
personagem Iracema ou façam relação entre a obra e o Estado do Ceará;
3.
Canções – definições e usos; canções que mencionem a personagem Iracema e/ou
façam relação entre a obra e o Estado do Ceará.
|
Recursos didáticos:
Slides,
gravuras, músicas.
|
3.
PROCEDIMENTOS
|
Introdução:
O professor(a) poderá
iniciar a aula mostrando algumas imagens na lousa, no retroprojetor ou
impressas: 1) A
letra de “Iracema voou”, música de Chico Buarque
4) Foto da estátua Iracema Guardiã por Bruna Guimarães 5) “Soneto à Iracema Guardiã” do escritor, membro da Academia Cearense de Letras, Virgílio Maia. 6) Poema concreto “BEBA COCA- COLA” https://oficinaescritacriativaufabc.wordpress.com/2013/10/31/beba-coca-cola-decio-pignatari/
Em seguida, pergunte
aos alunos o que eles veem nas imagens e, a partir das questões, estimule-os
com algumas perguntas, tais como: • Qual é a semelhança entre a maioria das
imagens? • O que é poesia? • Quais são as características deste tipo de
texto? • Vocês gostam de ler poesia? Por quê? • Estas fotografias podem ser
consideradas poesias? E em relação à canção apresentada? • Quando a gente diz
que algo tem poesia o que isso quer dizer? • Qual a relação entre canção e
poema? • Qual é a diferença entre tantos poemas que você já leu e esta nova
forma de expressão (ao abordar o poema concreto)?
|
Desenvolvimento:
Após as respostas dos
alunos, o professor deve explicar a diferença entre poesia, poema e soneto, e
incluir a definição de canção. Relacionar com as imagens anteriores.
Sugestão de leitura: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/qual-diferenca-poema-poesia-soneto-670485.shtml e http://pt.wikipedia.org/wiki/Can%C3%A7%C3%A3o
Sugestão de explicação dos itens apresentados:
1) Para entender a
canção “Iracema voou” é necessário saber que a América
inicial da qual o cantor se refere é o país Estados Unidos da América – que é
chamado por eles mesmos somente como “América”. Tentem questionar aos alunos
porque a moça iria querer morar lá nos EUA; qual a intenção do cantor em dar
o nome à personagem de Iracema; no que a canção se assemelha a um poema (som,
musicalidade, rima, e outros recursos estilísticos);
2)
Para
o trabalho com as fotografias, exprimam o
conhecimento de vocês sobre essa arte. Expliquem que as fotos apresentadas
mostram diferentes pontos de vista e sensações. Enquanto que a foto “Orla” é
colorida e apresenta a despedida do sol, que está se pondo (conjecturem com
os alunos sobre o tempo em que as fotos foram tiradas), a foto “Espigão”
apresenta a ausência direta do Astro-Rei (usem essas figuras de linguagem,
esses epítetos, característicos da linguagem poética!), deixando o céu com
nuvens azuladas. Repare nessa foto o encontro do céu com o mar, os diferentes
tons de azul já oscilando pra cor verde. O ângulo da ponte, a formas
geométricas, a bandeira (que pra mim, entrou em total desconexo com as cores
da foto), etc. Já a foto da Iracema Guardiã tem a perspectiva mais diferente.
Criemos com os alunos uma história pra essa perspectiva, movimentem essa
percepção deles.
Peçam
para percebam a “poesia” das fotos, e uma vez a encontrando, passam, portanto,
a serem também chamadas de “fotos poéticas”. Usem esse adjetivo, etc.
3)
Para
o trabalho com os poemas: o soneto
(poema de forma fixa), e o poema concreto, que surgiu como movimento
vanguardista (escola literária que eles vão ver mais na frente). Mostrando
que o poema também pode explorar o recurso visual. Isso ocorre quando o poeta
organiza os versos de modo incomum a fim de mostrar o formato de alguma
coisa, ou explorar as letras criando novos sentidos.
Poemas onde a obra é lembrada Soneto à Praia de Iracema – Artur Cortez Vou pra Terra de Iracema – Solano Trindade Iracema O Mito – Gaivota Feliz O Jangadeiro – Adriano Espínola Verdes Mares – Manuel Bandeira Martim Soares Moreno – Adriano Espínola (exercer senso crítico dos alunos, exaltação aos feitos do colonizador). Louvado do Centenário de Iracema – Manuel Bandeira (bajulamento da obra, em vista de ser poema encomendado para comemorações do centenário.) Acauã Piou – Aleksandra Holanda (Poema concreto) Iracema América – Aleksandra Holanda (Poema concreto)
Canções e hinos onde a obra é lembrada
Adeus, Iracema – Luiz Gonzaga No Ceará é Assim – Fagner Samba-enredo da Escola Império Serrano - Ano 1964 (GOLPE) Samba-enredo da Escola Unidos da Ponte – Ano 1972 Hino de Fortaleza (Iracema à serviço da valoração positiva do Estado ufanista) Hino dos expedicionários (“O Brasil não entra na guerra nem que a cobra fume”) Presença de Iracema em artes gráficas no contemporâneo Cartazes Iracema Black Bloc da Casa de Cultura e Arte Mambembe & Outras artes, ponto de encontro e difusão de cultura na cidade, atualmente. Título que mescla identidade com o ícone literário e as manifestações ocorridas entre 2013 e 2014.
Hora da produção textual
Características do gênero musical rap, para guia-los nas produções. |
Conclusão:
Conclui-se
que a obra Iracema tem sido lembrada ao longo do tempo e associada não só ao
Estado do Ceará, como também ao Brasil. A personagem é retratada sob diferentes
pontos de vista, sendo usada como mote para poemas, canções e outras
produções gráficas.
|
3.
AVALIAÇÃO
|
A
avaliação se dará de duas formas: participação e interação dos alunos nas
discussões, e uma produção textual. Na produção textual, os alunos deverão optar
por escrever sua produção em forma de poema ou rap (gênero canção), usando a
personagem Iracema como mote para o trabalho. É importante que eles façam uso
dasfiguras de linguagem e outros recursos estilísticos.
|
4.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
|
ORIGINAL IRACEMA.
Carlos
Felipe Moisés. (Org.). Poesia faz
pensar. Coleção Para Gostar de
Ler. SP: editora Ática. 2011.
PIGNATARI, Décio. CAMPOS, Augusto de. CAMPOS, Haroldo de. Teoria da poesia concreta:textos críticos e manifestos. 1950 - 1960. 2ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1975, p.85. Nelson Barros da Costa. (Org.). O charme dessa nação: música popular, discurso e sociedade brasileira. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica, 2007. |



Nenhum comentário:
Postar um comentário