sexta-feira, 3 de julho de 2015

Planos de aula – POEMAS E CANÇÕES (2º momento - PROJETO IRACEMA)

Projeto de Leitura e Produção: Iracema na perspectiva do letramento
Plano de aula POEMAS E CANÇÕES (2º momento) proposto pelos bolsistas do Liceu de Messejana, Aleksandra Sampaio e Plácido Ferreira.




UFC/ PIBID/ EMM Liceu de Messejana
Projeto de Leitura e Produção: Iracema na perspectiva do letramento
Coordenadora PIBID Letras: Profa.Dra. Maria Ednilza Oliveira Moreira
Supervisora PIBID Letras: Profa. Lena Bilhar
Bolsistas: Aleksandra Holanda da Nóbrega Sampaio e Plácido Ferreira Lima Neto

PLANO DE AULA – POEMAS E CANÇÕES
1. IDENTIFICAÇÃO
Área: Linguagens e Códigos
Disciplina: Língua Portuguesa II
Data:
Horário: 2 aulas geminadas de 50min.

2. PLANO
Objetivos:
1. Conhecer algumas das canções e poemas já produzidos que possuam intertextualidade com a obra “Iracema: Lenda do Ceará” de José de Alencar.
2. Perceber como a personagem Iracema é retratada e re-significada em manifestações artísticas que envolvam poesia (poemas, canções, manifestações visuais poéticas).
3. Problematizar a obra e as personagens em torno do conteúdo programático estimulando a reflexão.
4. Propiciar uma melhor formação cidadã aos alunos e alunas;

Conteúdo programático:
1. Obra “Iracema: Lenda do Ceará” do escritor José de Alencar;
2. Poesia, poema e soneto- suas definições e usos; poemas que mencionem a personagem Iracema ou façam relação entre a obra e o Estado do Ceará;
3. Canções – definições e usos; canções que mencionem a personagem Iracema e/ou façam relação entre a obra e o Estado do Ceará.
Recursos didáticos:
Slides, gravuras, músicas.


3. PROCEDIMENTOS
Introdução:
O professor(a) poderá iniciar a aula mostrando algumas imagens na lousa, no retroprojetor ou impressas: 1) A letra de “Iracema voou”, música de Chico Buarque ; 2) Foto “Orla da Praia de Iracema” por Omar Júnior https://www.flickr.com/photos/omarjunior/5372196715; 3) Foto do espigão da Praia de Iracema ;
4) Foto da estátua Iracema Guardiã por Bruna Guimarães
https://www.flickr.com/photos/brunaa/1215658918;
5) “Soneto à Iracema Guardiã” do escritor, membro da Academia Cearense de Letras, Virgílio Maia.
6) Poema concreto “BEBA COCA- COLA”
https://oficinaescritacriativaufabc.wordpress.com/2013/10/31/beba-coca-cola-decio-pignatari/
Em seguida, pergunte aos alunos o que eles veem nas imagens e, a partir das questões, estimule-os com algumas perguntas, tais como: • Qual é a semelhança entre a maioria das imagens? • O que é poesia? • Quais são as características deste tipo de texto? • Vocês gostam de ler poesia? Por quê? • Estas fotografias podem ser consideradas poesias? E em relação à canção apresentada? • Quando a gente diz que algo tem poesia o que isso quer dizer? • Qual a relação entre canção e poema? • Qual é a diferença entre tantos poemas que você já leu e esta nova forma de expressão (ao abordar o poema concreto)?
Desenvolvimento:
Após as respostas dos alunos, o professor deve explicar a diferença entre poesia, poema e soneto, e incluir a definição de canção. Relacionar com as imagens anteriores.
Sugestão de leitura:
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/qual-diferenca-poema-poesia-soneto-670485.shtml e
http://pt.wikipedia.org/wiki/Can%C3%A7%C3%A3o
Sugestão de explicação dos itens apresentados:
1)      Para entender a canção “Iracema voou” é necessário saber que a América inicial da qual o cantor se refere é o país Estados Unidos da América – que é chamado por eles mesmos somente como “América”. Tentem questionar aos alunos porque a moça iria querer morar lá nos EUA; qual a intenção do cantor em dar o nome à personagem de Iracema; no que a canção se assemelha a um poema (som, musicalidade, rima, e outros recursos estilísticos);

2)      Para o trabalho com as fotografias, exprimam o conhecimento de vocês sobre essa arte. Expliquem que as fotos apresentadas mostram diferentes pontos de vista e sensações. Enquanto que a foto “Orla” é colorida e apresenta a despedida do sol, que está se pondo (conjecturem com os alunos sobre o tempo em que as fotos foram tiradas), a foto “Espigão” apresenta a ausência direta do Astro-Rei (usem essas figuras de linguagem, esses epítetos, característicos da linguagem poética!), deixando o céu com nuvens azuladas. Repare nessa foto o encontro do céu com o mar, os diferentes tons de azul já oscilando pra cor verde. O ângulo da ponte, a formas geométricas, a bandeira (que pra mim, entrou em total desconexo com as cores da foto), etc. Já a foto da Iracema Guardiã tem a perspectiva mais diferente. Criemos com os alunos uma história pra essa perspectiva, movimentem essa percepção deles.

Peçam para percebam a “poesia” das fotos, e uma vez a encontrando, passam, portanto, a serem também chamadas de “fotos poéticas”. Usem esse adjetivo, etc.

3)      Para o trabalho com os poemas: o soneto (poema de forma fixa), e o poema concreto, que surgiu como movimento vanguardista (escola literária que eles vão ver mais na frente). Mostrando que o poema também pode explorar o recurso visual. Isso ocorre quando o poeta organiza os versos de modo incomum a fim de mostrar o formato de alguma coisa, ou explorar as letras criando novos sentidos.

Poemas onde a obra é lembrada
Soneto à Praia de Iracema – Artur Cortez
Vou pra Terra de Iracema – Solano Trindade
Iracema O Mito – Gaivota Feliz
O Jangadeiro – Adriano Espínola
Verdes Mares – Manuel Bandeira
Martim Soares Moreno – Adriano Espínola (exercer senso crítico dos alunos, exaltação aos feitos do colonizador).
Louvado do Centenário de Iracema – Manuel Bandeira (bajulamento da obra, em vista de ser poema encomendado para comemorações do centenário.)
Acauã Piou – Aleksandra Holanda (Poema concreto)
Iracema América – Aleksandra Holanda (Poema concreto)
Canções e hinos onde a obra é lembrada
Adeus, Iracema – Luiz Gonzaga
No Ceará é Assim – Fagner
Samba-enredo da Escola Império Serrano - Ano 1964 (GOLPE)
Samba-enredo da Escola Unidos da Ponte – Ano 1972
Hino de Fortaleza (Iracema à serviço da valoração positiva do Estado ufanista)
Hino dos expedicionários (“O Brasil não entra na guerra nem que a cobra fume”)

Presença de Iracema em artes gráficas no contemporâneo
Cartazes Iracema Black Bloc da Casa de Cultura e Arte Mambembe & Outras artes, ponto de encontro e difusão de cultura na cidade, atualmente. Título que mescla identidade com o ícone literário e as manifestações ocorridas entre 2013 e 2014.
Hora da produção textual
Características do gênero musical rap, para guia-los nas produções.
Conclusão:
Conclui-se que a obra Iracema tem sido lembrada ao longo do tempo e associada não só ao Estado do Ceará, como também ao Brasil. A personagem é retratada sob diferentes pontos de vista, sendo usada como mote para poemas, canções e outras produções gráficas.

3. AVALIAÇÃO
A avaliação se dará de duas formas: participação e interação dos alunos nas discussões, e uma produção textual. Na produção textual, os alunos deverão optar por escrever sua produção em forma de poema ou rap (gênero canção), usando a personagem Iracema como mote para o trabalho. É importante que eles façam uso dasfiguras de linguagem e outros recursos estilísticos.

4. INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
ORIGINAL IRACEMA.
Carlos Felipe Moisés. (Org.). Poesia faz pensar.  Coleção Para Gostar de Ler.  SP: editora Ática. 2011.
PIGNATARI, Décio. CAMPOS, Augusto de.  CAMPOS, Haroldo de. Teoria da poesia concreta:textos críticos e manifestos. 1950 - 1960. 2ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1975, p.85.
Nelson Barros da Costa. (Org.). O charme dessa nação: música popular, discurso e sociedade brasileira. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica, 2007.



Nenhum comentário:

Postar um comentário