U
UNIVERSIDADE
FEDERAL DO CEARÁ
Centro
de Humanidades-Curso de Letras
PIBID
– Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Coordenadora
de Área: Maria Ednilza O. Moreira
GÊNERO: CHARADA/NOTA DE CURIOSIDADE
1. DEFINIÇÃO
Charada
s.f. Enigma para cuja solução se recompõe uma palavra partindo de elementos
desta, ou de sílabas que tenham um significado determinado, que desafia o
leitor a encontrar a palavra-chave. Geralmente, é um enunciado curto e enigmático de alguma
complexidade, estando sua resolução envolvida com a morfologia e a semântica, e
desafia o leitor a encontrar a palavra-chave. (DICIONÁRIO INFORMAL ONLINE)
Nas civilizações
antigas, os homens acreditavam que os deuses comunicavam-se com eles, porém,
estes falavam de forma obscura cabendo aos mortais interpretar suas palavras. Nessa
época ser um decifrador de enigmas era prova de grande inteligência. Diz a
lenda que o Rei Édipo, para salvar sua vida teve de decifrar o enigma da
esfinge que dizia a Édipo: “decifra-me ou devoro-te”. (Caderno de Apoio à Prática Pedagógica:
advinhas, charadas, parlendas, provérbios e trava-línguas –pdf).
Em nosso módulo,
visualizaremos três tipos de charadas: as “aferesadas”, as “sincopadas” e as “apocopadas”.
A aférese é o processo em que ocorre a supressão de uma sílaba no início da
palavra, por exemplo, o nome próprio Sebastião, a supressão da primeira sílaba
“se” resulta na palavra “Bastião”. Na síncope, ocorre a supressão de uma sílaba
no meio da palavra como em Talita, ao omitir a sílaba “li” obtemos a palavra
“Tatá”. No processo de apócope ocorre a supressão da última sílaba da palavra.
O nome próprio Rafael ao passar pelo processo de apócope gera a palavra “Rafa”.
2. OBJETIVOS
·
Explorar
o raciocínio lógico.
·
Desenvolver
a criatividade e a criticidade.
·
Reconhecer
as características do gênero charada.
·
Enriquecer
o vocabulário dos alunos, uma vez que as charadas “aferesadas”, “sincopadas” e “apocopadas”
incentivam a procura por sinônimos.
·
Divertir
e promover a integração entre os alunos
·
3. INSTRUÇÕES PARA O
PROFESSOR
- Seguir o comando da atividade na ordem das
questões;
- Definir um tempo para a resolução de cada questão;
- Estimular a participação dos alunos;
- Sistematizar a resposta de cada questão no quadro.
4. ATIVIDADES
01. Observe as
charadas e explique a diferença entre os três tipos de charadas, considerando o
processo utilizado para a solução de cada uma.
a) Revirou o baú, encontrou um vestido
e foi dançar forró. (aferesada) 3-2
(solução:
caixote/xote)
b)
O ladrão reuniu seu grupo para planejar o crime. (sincopada) 3-2
(solução:
bandido/bando)
c)
O sorvete de manga estava delicioso, mas senti um sabor de uva.
(apocopada) 3-2
(solução:
gostoso)
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
02. O que as
charadas a seguir possuem em comum? Explique.
I.
Uma bela
igreja, no seu coração você possui. 2-1 (solução:
templo/tem)
II.
As verduras, na travessa, serão
servidas no gabinete do
professor. (solução:
saladas)
III.
A amada
menina levou uma topada ao descer da calçada. 3-2 ( solução : querida/queda)
IV.
Compre R$200,00 em blusas e
concorra a um milhão em prêmios para o seu lar. 3-2 (solução:
camisa)
V.
O marido
não dera confiança ao que a esposa havia falado. 3-2 (solução: crédito/ dito)
VI.
A tempestade agita o
barco e a arma náutica.
3-2 (solução: balança)
VII.
Na Seca, o homem magro vende seu boi. 3-2 (solução:
delgado)
VIII.
No córrego, o felino saciava sua sede. 3-2 (solução: regato)
IX.
Meus anos se foram, mas a vida vai em paz. 3-2 (solução: idade)
X.
O cão desceu apressado do transporte. (solução: carro)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
03. Agora que você conhece os principais tipos de
charadas (aferesadas, sincopadas e apocopadas), encontre a solução para as
charadas:
a)O
João é legal ,só fica chato quando bebe cachaça.(aferesada) 3-1
(solução:
bacana)
_____________________________________________________________________________________
b)Da
varanda da casa via-se o solo da fazenda.(apocopada) 3-1
(solução:
terraço)
_____________________________________________________________________________________
c)Comprou uma
linda blusa , correu até o apartamento e fez uma surpresa para a
esposa.(sincopada) 3-2
(solução: camisa/casa)
_____________________________________________________________________________________
d) Entristeceu-se
com a chuva no parque, o mágico. (apocopada) 3-2
(solução: magoou/mago)
_____________________________________________________________________________________
e) Iracema, a virgem
dos lábios de mel, preza pelo seu amado Martim. (aferesada) 3-2
(solução:
donzela/zela)
____________________________________________________________________________________
04. Crie a
charada a partir do par de soluções dado.
a)Contratempos/
Contratem (possível resposta: Obstáculos no texto? Agenciem, assalariem um revisor)
_____________________________________________________________________________________
b)Rasgado/ Gado
(possível resposta: Roto, porém feliz, o menino conduzia o rebanho)
_____________________________________________________________________________________
c)Remoto/ Moto
(possível resposta: Um distante local, mas a pizza vai rápido, de motocicleta.)
_____________________________________________________________________________________
Desafio
José
estava pensativo, imaginava o teria acontecido se tivesse meditado
(sincopada) 4-1
_____________________________________________________________________________________
5.REFERÊNCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário