quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Módulo do Curso de Leitura e Produção: lidando bem com os textos. Charada/Nota de Curiosidade (Out/2013)



U

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Centro de Humanidades-Curso de Letras
PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Coordenadora de Área: Maria Ednilza O. Moreira


GÊNERO: CHARADA/NOTA DE CURIOSIDADE



1. DEFINIÇÃO

            Charada s.f. Enigma para cuja solução se recompõe uma palavra partindo de elementos desta, ou de sílabas que tenham um significado determinado, que desafia o leitor a encontrar a palavra-chave. Geralmente, é um enunciado curto e enigmático de alguma complexidade, estando sua resolução envolvida com a morfologia e a semântica, e desafia o leitor a encontrar a palavra-chave. (DICIONÁRIO INFORMAL ONLINE)
            Nas civilizações antigas, os homens acreditavam que os deuses comunicavam-se com eles, porém, estes falavam de forma obscura cabendo aos mortais interpretar suas palavras. Nessa época ser um decifrador de enigmas era prova de grande inteligência. Diz a lenda que o Rei Édipo, para salvar sua vida teve de decifrar o enigma da esfinge que dizia a Édipo: “decifra-me ou devoro-te”.  (Caderno de Apoio à Prática Pedagógica: advinhas, charadas, parlendas, provérbios e trava-línguas –pdf).
             Em nosso módulo, visualizaremos três tipos de charadas: as “aferesadas”, as “sincopadas” e as “apocopadas”. A aférese é o processo em que ocorre a supressão de uma sílaba no início da palavra, por exemplo, o nome próprio Sebastião, a supressão da primeira sílaba “se” resulta na palavra “Bastião”. Na síncope, ocorre a supressão de uma sílaba no meio da palavra como em Talita, ao omitir a sílaba “li” obtemos a palavra “Tatá”. No processo de apócope ocorre a supressão da última sílaba da palavra. O nome próprio Rafael ao passar pelo processo de apócope gera a palavra “Rafa”.

2. OBJETIVOS

·          Explorar o raciocínio lógico.

·          Desenvolver a criatividade e a criticidade.

·          Reconhecer as características do gênero charada.

·          Enriquecer o vocabulário dos alunos, uma vez que as charadas “aferesadas”, “sincopadas” e “apocopadas” incentivam a procura por sinônimos.

·          Divertir e promover a integração entre os alunos

·          3. INSTRUÇÕES PARA O PROFESSOR

- Seguir o comando da atividade na ordem das questões;

- Definir um tempo para a resolução de cada questão;

- Estimular a participação dos alunos;

- Sistematizar a resposta de cada questão no quadro.

4. ATIVIDADES

01. Observe as charadas e explique a diferença entre os três tipos de charadas, considerando o processo utilizado para a solução de cada uma.

 a) Revirou o baú, encontrou um vestido e foi dançar forró. (aferesada) 3-2
(solução: caixote/xote)

b) O ladrão reuniu seu grupo para planejar o crime. (sincopada) 3-2
(solução: bandido/bando)

c) O sorvete de manga estava delicioso, mas senti um sabor de uva. (apocopada) 3-2
(solução: gostoso)
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­02. O que as charadas a seguir possuem em comum? Explique.
 

I.                      Uma bela igreja, no seu coração você possui. 2-1                              (solução: templo/tem)
II.                    As verduras, na travessa, serão servidas no gabinete do professor.                     (solução: saladas)



III.                   A amada menina levou uma topada ao descer da calçada. 3-2                 ( solução : querida/queda)
IV.                   Compre R$200,00 em blusas e concorra a um milhão em prêmios para o seu lar. 3-2        (solução: camisa)



V.                    O marido não dera confiança ao que a esposa havia falado. 3-2        (solução: crédito/ dito)
VI.                   A tempestade agita o barco e a arma náutica. 3-2                                               (solução: balança)



VII.                  Na Seca, o homem magro vende seu boi.  3-2                                                  (solução: delgado)
VIII.                 No córrego, o felino saciava sua sede. 3-2                                                            (solução: regato)


IX.                   Meus anos se foram, mas a vida vai em paz. 3-2                                             (solução: idade)
X.                    O cão desceu apressado do transporte.                                                              (solução: carro)

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03. Agora que você conhece os principais tipos de charadas (aferesadas, sincopadas e apocopadas), encontre a solução para as charadas:

a)O João é legal ,só fica chato quando bebe cachaça.(aferesada) 3-1
(solução: bacana)
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b)Da varanda da casa via-se o solo da fazenda.(apocopada) 3-1
(solução: terraço)
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c)Comprou uma linda blusa , correu até o apartamento e fez uma surpresa para a esposa.(sincopada) 3-2
(solução: camisa/casa)
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d) Entristeceu-se com a chuva no parque, o mágico. (apocopada) 3-2
(solução: magoou/mago)
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e) Iracema, a virgem dos lábios de mel, preza pelo seu amado Martim. (aferesada) 3-2
(solução: donzela/zela)
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04. Crie a charada a partir do par de soluções dado.

a)Contratempos/ Contratem (possível resposta: Obstáculos no texto? Agenciem, assalariem um revisor)
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b)Rasgado/ Gado (possível resposta: Roto, porém feliz, o menino conduzia o rebanho)
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c)Remoto/ Moto (possível resposta: Um distante local, mas a pizza vai rápido, de motocicleta.)
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Desafio
José estava pensativo, imaginava o teria acontecido se tivesse meditado (sincopada) 4-1

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5.REFERÊNCIAS



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