UFC/PROGRAD/Curso de LETRAS - DLV
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À
DOCÊNCIA
EEM LICEU DO CONJUNTO CEARÁ / EEM LICEU DE
MESSEJANA
COORDENADORA DE ÁREA: Profª Drª Maria Ednilza
Oliveira Moreira
BOLSISTAS/DOCENTES:
MÓDULO:
PROVÉRBIOS/ FÁBULA
DEFINIÇÃO
Dito geralmente sucinto, rico em imagens, que expressa suposta
verdade. A sua origem é atribuída a sua origem popular. Faz parte do folclore
dos povos, assim como as lendas, os mitos, as superstições e as canções. Os
provérbios traduzem
conhecimentos e crenças. Nascido no seio do povo, reflete usos e costumes de
uma nação, incorporando-se no folclore nacional. Os provérbios são enunciados
anônimos, com exceção dos provérbios bíblicos encontrados no Livro dos
Provérbios (Antigo Testamento) que são atribuídos ao Rei Salomão. São
portadores de uma carga moral crítica e vinculativa - ditos, lembranças,
advertências e sábios conselhos para ajudar a governar as nossas vidas.
Distinguem-se pela elaboração trabalhada e artificiosa (repetição, paralelismo
e dialogismo). Os provérbios fazem parte da cultura eminentemente oral
transmitida de geração a geração. É fruto da experiência cotidiana individual
ou grupal de quem vivenciou determinadas verdades.
Além dos provérbios brasileiros e protugueses, existem outros de
diferentes lugares do mundo.
Chineses:
a)
A palavra é prata, o silêncio é ouro.
b)
Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso uma mulher
para se fazer um lar.
Italianos:
a)
Para bom entendedor, meia palavra basta.
b)
A cavalo dado não se olham os dentes.
Ingleses:
a)
Há males que vem para bem.
b)
Não fales em corda em casas de enforcado.
Indianos:
a)
Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o
silêncio.
b)
As boas coisas vêm quando estamos distraídos.
Africanos:
a)
O coração de um homem e o fundo do mar são insondáveis.
b)
Amor é como um bebê: precisa ser tratado com ternura.
Gregos:
a)
É preferível ser dono de uma moeda do que escravo de duas.
b)
De grão em grão a galinha enche o papo.
OBJETIVOS
·
Expor aos alunos uma pequena mostra da
cultura popular universal;
·
Explorar os variados sentidos;
·
Ampliar o vocabulário a partir da
leitura e conhecimento dos provérbios;
·
Descobrir a sabedoria prática desses
textos, para a vivência do cotidiano;
·
Despertar o prazer da leitura explorando
o caráter lúdico dos provérbios;
·
Relacionar o gênero provérbio com o
gênero fábula.
INSTRUÇÕES
PARA O PROFESSOR
·
Seguir
o comando da atividade na ordem das questões;
·
Definir
um tempo para a resolução de cada questão;
·
Sistematizar
a resposta de cada questão no quadro;
·
Promover a interação entre os alunos por meio de dinâmicas que
tratem de provérbios.
ATIVIDADES
1.
Resuma em uma palavra a ideia dos seguintes provérbios:
a)
Água
mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
__________________________________________________________
b)
A
união faz a força.
__________________________________________________________
c)
Quem
com ferro fere, com ferro será ferido.
__________________________________________________________
d)
A
grama do vizinho é sempre mais verde.
__________________________________________________________
e)
Depois
da tormenta, sempre vem a bonança.
__________________________________________________________
2. Separe os provérbios
em grupos de modo que eles fiquem junto de outros provérbios com sentido
parecido.
Quem
com ferro fere, com ferro será ferido.
A
união faz a força.
Quem
planta vento, colhe tempestade.
Uma
andorinha sozinha não faz verão.
De
grão em grão, a galinha enche o papo.
Quem
muito fala, pouco faz.
Aqui
se faz, aqui se paga.
As
aparências enganam.
Quem
vê cara não vê coração.
Nem
tudo que reluz é ouro.
De
moeda em moeda se faz uma fortuna.
Na
cama que farás, nela te deitarás.
Cão
que ladra não morde.
Devegar
se vai longe.
3. Escolha quatro
provérbios e modifique seus sentidos. Lembre-se que o provérbio modificado tem
que ter sentido. Veja o exemplo:
Verdadeiro:
O apressado come cru.
Modificado:
O apressado come rápido.
a)
Verdadeiro:_________________________________________________
Modificado:________________________________________________
b)
Verdadeiro:_________________________________________________
Modificado:________________________________________________
c)
Verdadeiro:_________________________________________________
Modificado:________________________________________________
d)
Verdadeiro:_________________________________________________
Modificado:________________________________________________
4.
Leia as seguintes fábulas e depois as relacione com o gênero provérbio.
A lebre e a tartaruga
Esopo
Certo dia, a lebre que era muito convencida, desafiou a tartaruga chamada para uma corrida, argumentando que ela era mais
rápida e que esta nunca a venceria. A tartaruga começou a treinar enquanto a
lebre não fazia nada.
Chegou o dia da corrida. A lebre e a
tartaruga colocaram-se nos seus lugares e, após o sinal, partiram. A tartaruga
estava a correr o mais rápido que conseguia, mas rapidamente foi ultrapassada
pela lebre, que percebendo já estar a uma longa distância da sua concorrente,
deitou-se e dormiu.
A lebre dormiu tanto que não percebeu a
tartaruga a ultrapassou. Quando acordou, continuou a corer com ares de
vencedora. Mas, para sua surpresa, a tataruga, que não descansara um só minuto,
cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.
Desse dia em diante, a lebre tornou-se
alvo de chacota na floresta e quando ela dizia que era o animal mais veloz,
todos lembravam da tartaruga que venceu a lebre.
O cão e o
naco de carne
Um dia, um cão,
carregando um naco de carne na boca, ia atravessando uma ponte. Olhando para
baixo, viu sua própria imagem refletida na água. Pensando ver outro cão,
cobiçou-lhe logo o naco de carne que este tinha na boca, e pôs-se a latir. Mal,
porém, abriu a boca, seu próprio o naco de carne caiu na água e perdeu-se para
sempre.
(http://alacazum.blogspot.com.br/2011/03/o-cao-e-carne-fabulas-de-esopo.html.
Acessado em 11/04/2013, às 21:30)
A galinha dos ovos
de ouro
Esopo
Certa manhã, um fazendeiro descobriu que sua galinha tinha posto
um ovo de ouro. Apanhou o ovo, correu para casa, mostrou-o à mulher, dizendo:
- Veja! Estamos ricos!
Levou o ovo ao mercado
e vendeu-o por um bom preço.
Na manhã seguinte, a
galinha pôs outro ovo de ouro, que o fazendeiro vendeu a melhor preço. E assim
aconteceu durante muitos dias. Mas, quanto mais rico ficava o fazendeiro, mais
dinheiro queria. E pensou: "Se esta galinha põe ovos de ouro, dentro dela
deve haver um tesouro!"
Matou a galinha e, por
dentro, ela era igual a qualquer outra.
Agora releia a fábula “A lebre e a tartaruga” e
responda as questões.
(http://asfabulasdeesopo.blogspot.com.br/2011/01/galinha-dos-ovos-de-ouro.html.
Acessado em 10/04/2013, às 20:45.)
a)
De
que trata o texto?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Qual
a lição de moral podemos tirar desta fábula?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Que
provérbio você acha que mais se adequa a esta fábula?
____________________________________________________________
5. A partir de um
provérbio dado em sala de aula pelo professor1, crie, em conjunto
com seus colegas, uma pequena fábula com temáticas relacionadas ao futebol em
que o provérbio apareça subentendido na moral da história.
REFERÊNCIAS
http://www.slideshare.net/crisca2006/caderno-de-apoio-a-pratica-pedagogica-advinhas-charadas-parlendas-proverbios-e-trava-linguas. Acesso em 10.04.2013, às 09:00
ILARI, Rodolfo. Introdução à semântica - Brincando com a gramática. 7ª ed. 2ª
reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.
UFC / PROGRAD / Curso de
letras – DLV
Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência
EEM Liceu do Conjunto Ceará
“Curso de Leitura e Produção
de textos”
Coordenadora de Área: Prof.ª
Ednilza Moreira
Bolsistas:
Módulo sobre Fábula
A
cabra e o asno
Uma cabra e um asno comiam ao
mesmo tempo no estábulo. A cabra começou a invejar o asno porque acreditava que
ele estava melhor alimentado, e lhe disse:
- Tua vida é um tormento
inacabável. Finge um ataque e deixa-te cair num fosso para que te deem umas
férias.
Aceitou o asno o conselho, e
deixando-se cair, machucou todo o corpo.
Vendo-o, o amo chamou o veterinário e pediu
um remédio para o pobre. Prescreveu o curandeiro que o asno necessitava de uma infusão
com o pulmão de uma cabra, pois era muito eficiente para devolver o vigor. Para
isso então degolaram a cabra e assim curaram o asno.
Moral: Em todo plano de maldade, a vítima
principal sempre é seu próprio criador.
Esopo
1.
DEFINIÇÃO
A fábula é um gênero que
existe há mais ou menos 2.800 anos. Geralmente, as fábulas têm como
protagonistas animais em situações da vida humana. As personagens constituem
uma espécie de símbolo, como o leão, que representa a força, e a raposa, que
representa a astúcia.
Outra característica desse
gênero é a presença de uma moral, uma frase que sintetiza as ideias principais
do texto e transmite um ensinamento.
Principais
características do gênero Fábula
·
Narrativa breve;
·
Narrador
observador;
·
Tempo e lugar
imprecisos;
·
Tempo verbal no
pretérito;
·
Presença de
diálogos.
2.
OBJETIVO
·
Identificar as
características do gênero fábula;
·
Atribuir características
à índole dos animais;
·
Produzir uma
fábula;
·
Diferenciar uma
fábula antiga de uma contemporânea;
·
Diferenciar a
fábula de outros gêneros semelhantes.
3.
INSTRUÇÕES PARA O PROFESSOR
·
Apresentar o
conteúdo do módulo;
·
Orientar os alunos
nas atividades;
·
Realizar as
dinâmicas propostas;
·
Sistematizar o
conteúdo abordade.
Dinâmicas:
·
Distribuir fábulas
e pedir que os alunos identifiquem as características dos animais (índoles) e
socializem com o restante da turma.
·
Distribuir fichas
com adjetivos (p.e., forte, esperto, sábio) e fichas com figuras de animais
(p.e., leão, macaco, coruja). Os alunos deverão encontrar a ficha
correspondente.
·
Entregar fábulas
de naturezas diversas para os alunos categorizá-las, explorando suas
características.
·
Distribuir algumas
fábulas, para que os alunos criem uma moral para cada uma.
5.
ATIVIDADES
Leia o texto a seguir:
OS
ELEFANTES E MACACOS TORCEDORES
Certa
vez, foi construído um estádio de futebol na superfície de um rio. O estádio
flutuava sobre as águas caudalosas e balouçantes do rio, balançando pra lá e
pra cá, de acordo com o movimento das águas.
O
estádio foi planejado e construído por jacarés e cobras d’água a fim de
possibilitar aos animais aquáticos a realização e apreciação do esporte tão
popular. Acontece que, depois de várias partidas, o estádio ficou popular entre
todos os animais, aquáticos, terrestres e aéreos.
Foi
marcado, então, um jogo de futebol entre macacos e elefantes. As torcidas dos
dois times estavam animadíssimas. Antes de entrar no estádio, ainda em solo
firme, enquanto os macacos, de um lado, gritavam e pulavam, fazendo caretas e
falando palavrões para os elefantes, estes, do outro lado, batiam fortemente as
grandes patas no chão e faziam um grande barulho com suas trombas, apontando-as
para os macacos.
Os
jacarés, organizadores da partida, tinham esquecido de observar que se a
torcida dos elefantes, ao entrar no estádio, ficasse apenas de um lado das
arquibancadas, como é costume entre as torcidas rivais, o estádio flutuante
certamente afundaria devido ao grande peso somente de um lado.
-
Nesse caso, determinaram os jacarés para as duas torcidas, ou vocês equilibram
o peso ou não haverá jogo.
As
duas torcidas se olharam com desprezo, mas a única solução que encontraram foi
distribuir os elefantes por todo o estádio, misturando-os aos macacos.
A
partida aconteceu, e os elefantes e macacos torceram por seus times, as duas
torcidas misturadas, harmoniosamente, os macacos sendo levantados pelas trombas
dos elefantes para ver melhor o jogo e os elefantes sendo alimentados pelos
macacos, que tinham bem mais agilidade em ir comprar amendoins no meio da
multidão.
MORAL: a união faz a força.
Paulo Henrique Passos
Agora, responda as questões abaixo de acordo
com a fábula que você leu.
1- De que trata o texto?
2- E agora? Você já consegue reconhecer
algumas características do gênero fábula? Quais?
3- Vimos que a fábula costuma apresentar
tempo e lugar imprecisos*. Que expressão, no texto, indica lugar e que
expressão indica tempo?
4- Na fábula, podem ser usados diversos
tipos de discurso (direto, indireto, indireto livre). Que tipo está presente no
texto? Cite um exemplo.
5- Você concorda com a moral “A união faz a
força”? Formule outra moral para a fábula em análise e compare-a com as dos
demais colegas.
*Comentar sobre a importância da análise
linguística para a construção de sentido do texto.
Referência:
CEREJA, William Roberto. Português: linguagens. 5. ed. São
Paulo: Saraiva, 2005.
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