UFC/PROGRAD/Curso de LETRAS - DLV
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À
DOCÊNCIA
EEM LICEU DO CONJUNTO CEARÁ / EEM LICEU DE
MESSEJANA
CURSO: LIDANDO BEM COM OS TEXTOS
COORDENADORA DE ÁREA: Profª Drª Maria Ednilza
Oliveira Moreira
BOLSISTAS/DOCENTES:
ALUNO(A):__________________________________________________________________
MÓDULO: Adivinhas/Verbete
1. DEFINIÇÃO
Para
Costa (2009), o gênero textual adivinha é uma pergunta ou questão enigmática
que geralmente exige resposta ou solução engenhosa (...). A enunciação da
ideia, fato, objeto ou ser vem envolvida numa alegria, procurando-se
dificultar-lhe a descoberta. A interpretação da linguagem metafórica e/ou
comparativa pode levar à decifração da adivinha.
2. OBJETIVOS
-
Reconhecer as características do gênero textual adivinha;
-
Ler, com desenvoltura, diferentes adivinhas;
-
Conhecer um pouco sobre a cultura popular inerente às adivinhas;
-
Desenvolver o raciocínio lógico;
-
Promover a interação dos alunos por meio de dinâmicas de grupo;
-
Confeccionar, com adivinhas produzidas pelos alunos, em pequenos grupos,
bandeirolas com as produções que serão exibidas no jornal varal da escola;
3.
INSTRUÇÕES PARA O PROFESSOR
- Fazer os alunos entenderem que as
adivinhas fazem também parte da cultura popular e do folclore;
- Enfatizar que, embora as adivinhas
sejam muito comuns entre as crianças, são também interessantes aos jovens e aos
adultos, pois despertam o raciocínio lógico e exigem certos conhecimentos
linguísticos;
- Seguir o comando das atividades na ordem
das questões;
- Definir um tempo para a produção de
cada questão;
- Discutir e sistematizar as respostas
com todo o grupo;
5. ATIVIDADES
1- Observe os textos a
seguir, em seguida responda as questões.
O que é oque é?
É um verbo que
forma uma família,
Mas se tirar a
última letra,
Vira o
substantivo que a abriga?
Doutor, como eu
faço para emagrecer? Basta a senhora mover a cabeça da esquerda para direita e
da direita para esquerda. Quantas vezes doutor? Todas as vezes que lhe
oferecerem comida.
Ao olhar um
retrato, um homem disse: “irmãos e irmãs eu não tenho, mas o pai daquele homem
é o filho de meu pai.” De quem é o retrato?
a)
Identifique
o gênero de cada um dos textos acima, depois mencione suas características.
___________________________________________________________________________________________________________________
b)
Todos
os gêneros acima são bastante semelhantes, no entanto há algumas
características que os diferenciam. Identifique os gêneros e cite essas
características.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
2-
Na questão anterior há a presença de uma adivinha.Agora que você descobriu a
resposta dela, preencha o quadro de análise de traços semânticos, conforme já
iniciado.
Análise de traços
semânticos de algumas palavras/objetos
|
Palavras (respostas das advinhas)
|
Traço
1
|
Traço
2
|
Traço
3
|
|
|
|
|
|
3-A
partir dos traços semânticos indicados, defina a palavra que você achou.
__________________________________________________________________________________________________________________
4-- Pense em uma
adivinha, escreva em seu caderno e em seguida leia para toda a sala para que os
demais colegas possam desvendá-la.
3- Com o auxílio
do professor, siga os seguintes comandos:
3.1. Separe uma
quantidade considerável de adivinhas, que estão em tiras de papel;
3.2. Coloque-as
dentro de uma caixa, dobradas;
3.3. Organize-se
em grupo. Cada representante deverá ler a adivinha sorteada e respondê-la.
Vence o grupo com mais acertos.
5-- Ainda em
grupo, produza uma bandeirola com uma adivinha, de modo bem ilustrativo e
chamativo. Atenção! A bandeirola deverá constituir posteriormente um jornal
varal da escola como forma de tornar visível sua produção.
6. MODELOS DE
ADIVINHAS
- O
que é que é? Surdo e mudo, mas conta tudo?
Resposta:
o livro
- O
que é o que é? Que sempre se quebra quando se fala?
Resposta:
o segredo
- Ele
é magro pra chuchu, tem dentes mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, dá
comida a quem tem fome?
Resposta:
o garfo
- O
que é que passa a vida na janela e mesmo dentro de casa, está fora dela?
Resposta:
o botão
- O
que é feito para andar e não anda?
Resposta:
a rua
- O
que é o que e? Dá muitas voltas e não sai do lugar?
Resposta:
o relógio
-
Qual é a piada do fotógrafo?
Resposta:
ninguém sabe, pois ela ainda não foi revelada.
- O
que é o que é? Sobe quando a chuva desce?
Resposta:
o guarda-chuva.
-
Você sabe em que dia a plantinha não pode entrar no hospital?
Resposta:
em dia de plantão.
-
Qual a única pedra que fica em cima da água?
Resposta:
a pedra de gelo.
- O
que é um monte de pontinhos coloridos no meio do mato?
Resposta:
formigas treinando para o carnaval!
- O
que é um pontinho verde brilhando na cama de um hospital?
Resposta:
uma ervilha dando à luz
- O
que a esfera disse para o cubo?
Resposta:
deixa de ser quadrado.
- O
que é o que é? Està sempre no meio da rua e de pernas para o ar?
Resposta:
a letra U
- O que é o que é? Anda com os pés na
cabeça?
Resposta: o piolho
- É
um pássaro brasileiro e seu nome de trás para frente é igual.
Resposta:
arara.
REFERÊNCIAS
COSTA,
Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. 2. Ed. rev. ampl. Belo
Horizonte: Autêntica, 2009.
http://parcimoniadna.blogspot.com.br/2012/05/genero-textual-o-que-e-adivinha.html?m=1
(acesso em 02/04/2013).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22105
(acesso em 02/04/2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário