quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Módulo do Curso de Leitura e Produção: lidando bem com os textos - Adivinha/Verbete (set/2013)



UFC/PROGRAD/Curso de LETRAS - DLV
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
EEM LICEU DO CONJUNTO CEARÁ / EEM LICEU DE MESSEJANA
CURSO: LIDANDO BEM COM OS TEXTOS
COORDENADORA DE ÁREA: Profª Drª Maria Ednilza Oliveira Moreira
BOLSISTAS/DOCENTES:
ALUNO(A):__________________________________________________________________


 MÓDULO: Adivinhas/Verbete

1. DEFINIÇÃO
Para Costa (2009), o gênero textual adivinha é uma pergunta ou questão enigmática que geralmente exige resposta ou solução engenhosa (...). A enunciação da ideia, fato, objeto ou ser vem envolvida numa alegria, procurando-se dificultar-lhe a descoberta. A interpretação da linguagem metafórica e/ou comparativa pode levar à decifração da adivinha.

2. OBJETIVOS
- Reconhecer as características do gênero textual adivinha;
- Ler, com desenvoltura, diferentes adivinhas;
- Conhecer um pouco sobre a cultura popular inerente às adivinhas;
- Desenvolver o raciocínio lógico;
- Promover a interação dos alunos por meio de dinâmicas de grupo;
- Confeccionar, com adivinhas produzidas pelos alunos, em pequenos grupos, bandeirolas com as produções que serão exibidas no jornal varal da escola;

3. INSTRUÇÕES PARA O PROFESSOR
- Fazer os alunos entenderem que as adivinhas fazem também parte da cultura popular e do folclore;
- Enfatizar que, embora as adivinhas sejam muito comuns entre as crianças, são também interessantes aos jovens e aos adultos, pois despertam o raciocínio lógico e exigem certos conhecimentos linguísticos;
- Seguir o comando das atividades na ordem das questões;
- Definir um tempo para a produção de cada questão;
- Discutir e sistematizar as respostas com todo o grupo;
                       

5. ATIVIDADES
                        1- Observe os textos a seguir, em seguida responda as questões.

O que é oque é?
É um verbo que forma uma família,
Mas se tirar a última letra,
Vira o substantivo que a abriga?

Doutor, como eu faço para emagrecer? Basta a senhora mover a cabeça da esquerda para direita e da direita para esquerda. Quantas vezes doutor? Todas as vezes que lhe oferecerem comida.

Ao olhar um retrato, um homem disse: “irmãos e irmãs eu não tenho, mas o pai daquele homem é o filho de meu pai.” De quem é o retrato?

a)         Identifique o gênero de cada um dos textos acima, depois mencione suas características.
___________________________________________________________________________________________________________________
b)         Todos os gêneros acima são bastante semelhantes, no entanto há algumas características que os diferenciam. Identifique os gêneros e cite essas características.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Na questão anterior há a presença de uma adivinha.Agora que você descobriu a resposta dela, preencha o quadro de análise de traços semânticos, conforme já iniciado.

Análise de traços semânticos de algumas palavras/objetos
Palavras (respostas das advinhas)
Traço 1
Traço 2
Traço 3





3-A partir dos traços semânticos indicados, defina a palavra que você achou.

__________________________________________________________________________________________________________________

4-- Pense em uma adivinha, escreva em seu caderno e em seguida leia para toda a sala para que os demais colegas possam desvendá-la.
3- Com o auxílio do professor, siga os seguintes comandos:
3.1. Separe uma quantidade considerável de adivinhas, que estão em tiras de papel;
3.2. Coloque-as dentro de uma caixa, dobradas;
3.3. Organize-se em grupo. Cada representante deverá ler a adivinha sorteada e respondê-la.
  Vence o grupo com mais acertos.
5-- Ainda em grupo, produza uma bandeirola com uma adivinha, de modo bem ilustrativo e chamativo. Atenção! A bandeirola deverá constituir posteriormente um jornal varal da escola como forma de tornar visível sua produção.

6. MODELOS DE ADIVINHAS
- O que é que é? Surdo e mudo, mas conta tudo?
Resposta: o livro
- O que é o que é? Que sempre se quebra quando se fala?
Resposta: o segredo
- Ele é magro pra chuchu, tem dentes mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, dá comida a quem tem fome?
Resposta: o garfo
- O que é que passa a vida na janela e mesmo dentro de casa, está fora dela?
Resposta: o botão
- O que é feito para andar e não anda?
Resposta: a rua
- O que é o que e? Dá muitas voltas e não sai do lugar?
Resposta: o relógio
- Qual é a piada do fotógrafo? 
Resposta: ninguém sabe, pois ela ainda não foi revelada. 
- O que é o que é? Sobe quando a chuva desce? 
Resposta: o guarda-chuva.
- Você sabe em que dia a plantinha não pode entrar no hospital?
 Resposta: em dia de plantão.
- Qual a única pedra que fica em cima da água? 
Resposta: a pedra de gelo.
- O que é um monte de pontinhos coloridos no meio do mato?
Resposta: formigas treinando para o carnaval!
- O que é um pontinho verde brilhando na cama de um hospital? 
Resposta: uma ervilha dando à luz
- O que a esfera disse para o cubo?
Resposta: deixa de ser quadrado.
- O que é o que é? Està sempre no meio da rua e de pernas para o ar?
Resposta: a letra U
- O que é o que é? Anda com os pés na cabeça?
Resposta: o piolho
- É um pássaro brasileiro e seu nome de trás para frente é igual.
Resposta: arara.

REFERÊNCIAS
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de Gêneros Textuais. 2. Ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
http://parcimoniadna.blogspot.com.br/2012/05/genero-textual-o-que-e-adivinha.html?m=1 (acesso em 02/04/2013).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22105 (acesso em 02/04/2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário