UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
PRÓ-REITORIA DE
EXTENSÃO
ANEXO II
Formulário de Cadastro
Ação de Extensão
Novo: [ ]
Continuidade: [ x ]
Título: CURSO DE LEITURA: CONHECENDO MELHOR FORTALEZA, A TERRA QUE NOS REMETE
A IRACEMA
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Informe o título completo da Ação de Extensão.
Bloco I – Identificação da Ação de Extensão
1. Modalidade da Ação de Extensão
Modalidade da Ação de Extensão: [ b
]
Informe a letra correspondente à modalidade (opção única). Observe a conceituação do Plano Nacional de Extensão transcrita abaixo e escolha a que mais se encaixe à ação de extensão proposta.
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a. Programa: Conjunto de
ações de
caráter orgânico-institucional, de
médio e
longo prazo, com clareza de diretrizes e orientadas a um
objetivo comum, articulando projetos e outras ações existentes.
b. Projeto: Conjunto de ações processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural, científico e tecnológico. Se um projeto se caracteriza por uma relação contratual de prestação de serviços, deverá ser registrada como “Prestação de serviços”. Entretanto, se essa prestação é parte de um conjunto de ações processuais contínuas, a ação deve ser registrada como projeto. Cursos não devem ser registrados como projetos, embora sua elaboração envolva a existência de projeto operacional.
c. Curso*: Conjunto articulado de ações pedagógicas, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejadas e organizadas de maneira sistemática, com carga horária definida (mínima de oito horas) e processo de avaliação formal. Inclui oficina, workshop, laboratório e treinamentos. As prestações de serviços oferecidas sob a forma de curso devem ser registradas somente como “Curso”.
d. Evento*: Ação de interesse técnico científico, com que se viabiliza/empreende algum acontecimento formal, de natureza sóciopolítico, comunitária, desportivo e cultural: Campanha de Difusão Cultural; Campeonato; Ciclo de Estudos; Circuito; Colóquio; Concerto; Conclave; Conferência; Congresso; Debate; Encontro; Espetáculo; Exposição; Feira; Festival; Fórum; Jornada; Lançamento de Publicações e Produtos; Mesa Redonda; Mostra; Olimpíada; Palestra; Recital; Reunião; Semana de Estudos; Seminário; Show; Simpósio; Torneio; e outros.
e. Prestação de Serviço: Realização de trabalho oferecido ou contratado por terceiros (comunidade ou empresa), incluindo assessorias, consultorias e cooperação interinstitucional. Deve ser registrada a prestação de serviços institucionais realizada pelos hospitais, clínicas, laboratórios, centros de psicologia, museus e núcleos de acervos universitários, dentre outros, seja de caráter permanente ou eventual. Quando a prestação de serviço for oferecida como curso ou projeto de extensão, deve ser registrada como tal (curso ou projeto).
* Curso ou Evento deverá ser obrigatoriamente preenchido também o Anexo I.
2. Vínculo da Ação de Extensão
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Informe se a Ação de Extensão possui vínculo com algum Programa de Extensão:
Qual?
-IRACEMA: O RETRATO DE FORTALEZA Código n: HD . 2012 . PG . 0320
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3. Principal Área Temática e Coordenadoria Responsável
3.1. Área Principal (Selecione apenas uma opção)
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3.2. Áreas Secundárias
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3.1.2. Tecnologia
3.1.3. Trabalho
3.1.4. Meio Ambiente
3.1.5. Cultura
3.1.6. Comunicação
3.1.7. Educação
3.1.8. Direitos Humanos
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[ ]
[ ]
[ ]
[ ]
[ x ]
[ ]
[ ]
[ ]
|
3.2.1. Saúde
3.2.2. Tecnologia
3.2.3. Trabalho
3.2.4. Meio Ambiente
3.2.5. Cultura
3.2.6. Comunicação
3.2.7. Educação
3.2.8. Direitos Humanos
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[ ]
[ ]
[ x ]
[ ]
[ x ]
[ x ]
[ x ]
[ ]
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Todas as ações de extensão devem ser classificadas segundo uma área temática. Quando relacionadas a mais de uma área, propõe-se que sejam classificadas em área temática principal e secundária. Mesmo que não se encontre no conjunto das áreas temáticas uma correspondência absoluta entre o objeto da ação e o conteúdo descrito nas áreas, a mais aproximada, tematicamente, deverá ser escolhida.
4. Setor de Origem (Departamento/Faculdade/Centro)
4.1. Departamento/Outros Setores; Departamento de Letras
Vernáculas 4.2. Fone: 33667624
|
4.3. Centro/Faculdade/Institutos/Outras Unidades: Centro de Humanidades 4.4. Fone: 33667602
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Informe o nome do Departamento, do Centro/Faculdade ou outro setor com os telefones correspondentes.
5. Data de Início e Data de Término da Ação de Extensão
5.1. Início: 21.02.2013
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5.2. Término: 20.02.2014
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5.3. Prorrogável: Não[ ] Sim [ x ]
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6. Município(s) onde será desenvolvida a Ação de Extensão:
Fortaleza-CE
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7. Identificação do(s) local(is) de Realização da Ação de Extensão
7.1. Instituições:
7.1.1. Universidade
Federal do Ceará
Endereço:
Avenida da Universidade, 2683, Benfica, Fortaleza-CE
7.1.2. Liceu
do Conjunto Ceará
Rua 1139A,
104ª etapa, Conjunto Ceará, Fortaleza-Ce
7.1.3. Liceu
de Messejana
Av.
Washington Soares, Messejana, Fortaleza-Ce
7.1.4.
Sindicato dos Taxistas do Ceará
Rua Solon
Pinheiro, José Bonifácio, Fortaleza-Ce
7.1.5.
Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Ceará
Rua Senador
Pompeu, 350, Centro, Fortaleza-Ce
7.1.6
Batalhão de Policiamento Turítico – BPTUR
Rua Fonseca
Lobo, 1548, Aldeota, Fortaleza-Ce
7.1.7
Pelotão da Guarda Comunitária – PGC
Praça José
de Alencar, Centro – Fortaleza-Ce
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Identifique o(s) local(is) de realização da ação de extensão.
8. Identificação de Parceria Externa
8.1.Nome da Instituição
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8.1.1 Departamento
de
Letras Vernáculas – UFC
8.1.2 Liceu do Conjunto Ceará
8.1.3 Liceu de Messejana
8.1.4 Sindicato dos Taxistas do Ceará
8.1.5 Sindicato dos Artesãos
8.1.6 Batalhão de Policiamento Turístico -
BPTUR
8.1.7 Sindicato Estadual dos Guias de
Turismo do Ceará
8.1.8 Pelotão da Guarda Comunitária – PGC
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8.2.Tipo de Instituição
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8.3.Forma de Inserção
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8.1.1 Pública [
x ] Privada [ ] ONG [ ]
8.1.2 Pública [
x ] Privada [ ] ONG [ ]
8.1.3 Pública [
x ] Privada [ ] ONG [ ]
8.1.4 Pública [
] Privada [ x ] ONG [ ]
8.1.5 Pública [
] Privada [ x ] ONG [ ]
8.1.6 Pública [
x ] Privada [ ] ONG [ ]
8.1.7 Pública [
x ] Privada [ ] ONG [ ]
8.1.8 Pública [
x ] Privada [ ] ONG [ ]
|
8.1.1 GD [ ] DA [ x] IE [ ] FI [ ] OF [ ]
8.1.2 GD [ x] DA [ ] IE [ ] FI [ ] OF [ ]
8.1.3 GD [ x] DA [ ] IE [ ] FI [ ] OF [ ]
8.1.4 GD [ x] DA [ ] IE [ ] FI [ ] OF [ ]
8.1.5 GD [ x] DA [ ] IE [ ] FI [ ] OF [ ]
8.1.6 GD [ x] DA [ ] IE [ ] FI [ ] OF [ ]
8.1.7 GD [ x] DA [ ] IE [ ] FI [ ] OF [ ]
8.1.8 GD [ x] DA [ ] IE [ ] FI [ ] OF [ ]
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Informe a razão social por extenso no campo “nome da instituição”. Marque somente uma opção para o tipo de instituição e para a forma de Inserção especifique se: GD = gera demanda; DA = participa na definição de ações; IE = fornece instalações e/ou equipamentos; FI = participa do financiamento; e OF= outras formas.
9. Público Alvo
9.1. Caracterização: Professores, Alunos, Taxistas, Artesãos, Policiais, Guardas
Municipais e Guias de turismo.
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9.2.Número previsto de pessoas que serão beneficiadas pela ação de extensão: [ 200 ]
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Bloco II – Identificação do coordenador(a) da Ação de Extensão
10. Dados do(a) Coordenador(a) da Ação de Extensão
10.1. Nome: Maria Ednilza Oliveira Moreira
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10.2. CPF:
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10.3. RG:
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10.4.Nº SIAPE:
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10.5. Endereço:
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10.6. Bairro:
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10.7. Cidade: Fortaleza
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10.8. UF: CE
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10.9. CEP:
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10.10.Telefone:
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10.11. Fax:
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10.12.Celular
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10.13. E-mail: ednilza@ufc.br
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Bloco III – Equipe de Trabalho
11. Equipe de trabalho
Nome
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CPF
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Função
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Instituição
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h/s
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D
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AB
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AV
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TA
|
O
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Especifique
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UFC
|
Outra
IES
|
Outras
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Raimundo Nonato de Lima
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[x]
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[ ]
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[ ]
|
[ ]
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[ ]
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[ x ]
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[ ]
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16
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Raimundo Pereira Cavalcante Neto
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[ ]
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[x]
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[ ]
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[ ]
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[ ]
|
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[ x ]
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[ ]
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16
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Roberto Lopes da Silva Filho
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[ ]
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[x]
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[ ]
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[ ]
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[ ]
|
|
[ x ]
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[ ]
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16
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[ ]
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[ ]
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[ ]
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[ ]
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[ ]
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[ ]
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[ ]
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[ ]
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[ ]
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[ ]
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[ ]
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[ ]
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[ ]
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D = Docente; AB = Aluno Bolsista; AV= Aluno Voluntário; TA = Técnico-Administrativo; O= Outras funções. Informe na coluna “Especifique” qual a função não prevista das colunas anteriores
Informe a origem do integrante da equipe de trabalho: Se externo à UFC, informe se outra Instituição de Ensino Superior (IES) ou Outras = Outras Instituições;
H/S = horas semanais dedicadas á Ação de Extensão.
Bloco IV – Detalhamento da Ação de Extensão
12. Apresentação
Iracema, o romance que se traduz na lenda
sobre a fundação do Ceará e de Fortaleza foi visto com reservas quando de sua
publicação em 1865. Obteve, porém, já no momento, reconhecimento de Machado de
Assis, grande admirador de José de Alencar, que não poupou palavras para
revelar seu encantamento pela produção sem par, afirmando : Tal é o livro do
Sr. José de Alencar, fruto de estudo e da meditação, escrito com sentimento e
consciência... Há de se viver este livro, tem em si as forças que resistem ao
tempo, e dão plena fiança do futuro... Espera-se dele outros poemas em prosa.
Poema lhe chamamos a este, sem curar de saber se é antes uma lenda, se um
romance: o futuro chamar-lhe-á obra-prima. As palavras de Machado soaram como
uma profecia, mesmo que lentamente: em 1922, a obra é exaltada, na Semana de
Arte Moderna, pelos escritores que se rebelaram contra a dominação cultural
europeia, impondo àquele elevado trabalho artístico o devido reconhecimento e
respeito. Mais tarde, em 1965, no seu primeiro centenário, “Iracema, lenda do
Ceará” passou a ser um clássico do livro de literatura adotado nas escolas
(SOARES; SCHWAMBORN, 2006). A partir de 2011, com a oficialização, através da
Lei Municipal 9884/2011, de “Iracema ícone cultural de Fortaleza”, desencadeada
pelo Projeto de Extensão da UFC: “Iracema – o retrato de Fortaleza”, admitimos
haver nos deparado com um outro momento de engrandecimento da referida criação
alencarina. Dessa feita, procurando, mais diretamente, resgatar as nossas
origens e despertar no povo fortalezense o amor e o reconhecimento da figura de
Iracema como a mãe do povo de nosso estado, mais particularmente de nossa
capital. Foi aqui onde Iracema fixou residência e deu a luz ao Moacir, o
representante do primeiro filho desta terra. Reconhecidamente, a partir da
década de 60, esforços têm sido desprendidos, por parte das autoridades, para
divulgar a figura de Iracema em nossa cidade, através da fixação de monumentos,
distribuídos em diversos recantos. Ainda em 2011, a Prefeitura de Fortaleza,
através de sua Secretaria de Turismo, lançou o roteiro (turístico) “Caminhos de
Iracema”, com vistas à visitação ao ambiente das esculturas relacionadas à
personagem Iracema. Assim, foi possível oferecer a oportunidade de disseminação
desse bem de nossa cultura e mostrar que temos a oferecer algo além das belezas
naturais.
Explicite a proposta da ação de extensão, como se articulam, a sua integração com os planos de trabalho da(s) Unidade(s) envolvida(s), destacando sua relevância na perspectiva acadêmica e social, o público que se destina e o resultado esperado. Em caso de proposta de continuidade explicitar o estágio em que se encontra o programa/projeto e as ações já executadas.
13. Justificativa
As imagens esculpidas de Iracema podem ser
encontradas em diversos bairros: Centro da cidade, Praia de Iracema, Praia do
Meireles, Édson Queiróz e Messejana. Apesar de todo o investimento, entende-se
que a população, de modo geral, ainda desconhece o verdadeiro significado do
“Ícone de Fortaleza”, por isso dispomo-nos a realizar um trabalho educativo e
de divulgação nesse sentido. Temos já em andamento o Curso “Conhecendo melhor
Fortaleza, a terra que nos remete à Iracema” e “Feira de artesanato, um momento
com Iracema”, como parte do Programa “Iracema – o retrato de Fortaleza”. Nosso
pleito, para o presente projeto, destina-se a ações de divulgação e chamadas
radiofônicas, com o fim de se conquistar a preservação do aludido ícone, por
meio da Rádio Universitária da UFC. Esta, com a colaboração de bolsista do
nosso Programa Iracema, passa a incluir em sua programação a apresentação de
canções e poemas de temática Iracema. Também, em função de necessidades,
veiculará notícias e anúncios publicitários em torno da figura lendária.
Fundamentar a relevância e pertinência do programa como resposta a um problema ou necessidade identificada. O texto deve ser objetivo e sucinto, baseado em dados, pesquisas, diagnósticos e indicadores sobre a questão.
14. Objetivos
14.1. Geral
- Apelar para a manutenção do Ícone
Cultural de Fortaleza, bem como para sua divulgação, através da Rádio
Universitária da UFC.
|
14.2. Específicos
- Fornecer gravações de canções e letras de poemas com temática
Iracema, para o acervo da rádio, que constituirá, aí, material para execução
de programa relacionado à Iracema;
- Acompanhar a programação da rádio, no tocante à referência ao ícone
Iracema;
- Atualizar os dinamizadores do Curso de leitura “Conhecendo melhor
Fortaleza, a terra que nos remete à Iracema”, quanto à programação da rádio
envolvendo esta personagem;
- Informar sobre programação da rádio, referente à Iracema, aos
executores de projetos relacionados ao Programa Iracema.
|
Face a justificativa apresentada, detalhar os resultados que se espera obter com a realização da ação de extensão. No caso de programa, relacionar os objetivos que orientam as ações dos projetos que integram o programa e que indicam os resultados a serem alcançados. Deve estar em consonância com os objetivos gerais de cada projeto.
15.Metas
- Ampliação de ações da
Rádio, referente ao ícone, através da introdução de notícias e anúncios
publicitários.
- Maior estreitamento das
relações entre os integrantes do Projeto com os integrantes da Rádio, através
de encontros mais sistemáticos.
- Criação de espaço, na
Rádio, para a (re)leitura da obra Iracema: lenda do Ceará, de José de Alencar,
despertando sentimento de orgulho pelas origens do povo fortalezense.
16. Metodologia / Atividade
- Encontro do Coordenador do Programa Iracema e do bolsista responsável
pelo “Projeto: Iracema vai à Rádio” com o Diretor da Rádio Universitária, ora
para discutir sobre a modalidade do programa que envolverá o Ícone Iracema; ora
para avaliar o andamento do programa; - Contato do bolsista responsável pelo
Projeto com o Diretor da Rádio, para entrega de material do Programa Iracema,
requerido para a execução do trabalho da emissora, referente à Iracema; -
Reunião com os dinamizadores do Curso de leitura “Conhecendo melhor Fortaleza,
a terra que nos remete à Iracema” e reunião com a equipe dos bolsistas, para
atualização sobre a Programação da Rádio no que diz respeito ao ícone
fortalezense. -Interação, por meio virtual ou telefônico, com responsáveis por
projetos relacionados diretamente ao Programa Iracema, para efeito de
informação sobre as chamadas voltadas para os aludidos projetos.
Expor a fundamentação teórico-metodológica da ação de extensão – linha pedagógica adotada, referencial técnico que o sustenta, estratégias a serem adotadas e sua operacionalização. Detalhar como as diferentes etapas serão implementadas e qual a inter-relação entre as mesmas. No caso de programa, incluir a síntese dos projetos que integram as ações.
17. Indicadores de Resultados
- Ampliação do público-alvo do Programa Iracema – o retrato de Fortaleza.
- Utilização de mais um meio de divulgação do Programa
- Criação de oportunidades de maior engajamento das instituições da esfera pública e privada
18. Resumo da Ação de Extensão
(Contendo os principais objetivos e os resultados alcançados e/ou esperados, em 10 a 15 linhas).
A partir da década de 60,
esforços têm sido desprendidos, por parte de autoridades, para divulgar a
figura de Iracema em nossa cidade. Hoje, existem iniciativas com o fim de
continuar essa valorização da figura de Iracema. Um exemplo disso é o
lançamento do roteiro turístico “Caminhos de Iracema”. Registre-se ainda o
lançamento do Projeto de Extensão da UFC: “Iracema – o retrato de Fortaleza”,
que desencadeou a Lei Municipal 9884/2011, a qual trata de Iracema como ícone
cultural de Fortaleza. Com isso, procura-se resgatar as nossas origens e
despertar no povo fortalezense o amor e o reconhecimento da figura de Iracema
como a mãe do povo de nossa terra. Assim, é possível criar a oportunidade de
disseminação desse bem de nossa cultura e mostrar que temos a oferecer algo
além das belezas naturais. Apesar de todo o investimento em torno da imagem de
Iracema, entende-se que a população, de modo geral, ainda desconhece o
verdadeiro significado do “Ícone de Fortaleza”, por isso dispomo-nos a realizar
um trabalho educativo e de divulgação nesse sentido. Nosso pleito, para o
presente projeto, consiste em empreender ações de divulgação e de chamadas
radiofônicas, com o fim de se conquistar a preservação do aludido ícone, por
meio da Rádio Universitária da UFC. Com essas atitudes, busca-se uma ampla
divulgação sobre nosso ícone cultural, para que a comunidade, bem como turistas
que visitam Fortaleza, reconheçam e admirem essa lenda viva que permeia nossa
cultura.
19. Referências Bibliográficas
ALENCAR, José de. Iracema: lenda do Ceará. Edição bilíngue. Organização de Maria Elias Soares e Ingrid Schwamborn; tradução de Ingrid Schwamborn e Carlos Almeida Pereira. Fortaleza: Edições UFC, 2006.
FORTALEZA. Lei nº 9884, 1 fev. 2012. Oficializa a personagem Iracema como Ícone Cultural do Município de Fortaleza e dá outras providências, na
forma que indica. Diário Oficial de Fortaleza: ANO LVIII. Fortaleza, nº
14 725, p. 2 – 3, fev. 2012.
Bloco VI – Orçamento
DESCRIÇÃO DAS DESPESAS
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TEMPO/
QUANTIDADE
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VALOR UNITÁRIO
(Reais)
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VALOR TOTAL (Reais)
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1. EQUIPE DE TRABALHO
(número de horas dedicadas ao projeto)
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Maria Ednilza Oliveira Moreira - coordenadora
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2h/s
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40,00
|
80,00
|
Raimundo Pereira Cavalcante Neto
|
16h
|
400,00 x 9
|
3600,00
|
Roberto Lopes da silva Filho
|
9m
|
400,00 x 9
|
3600,00
|
|
|
|
|
2. ESTRUTURA FÍSICA (aluguel/hora)
(utilização de laboratórios, salas, ambientes especiais e outros)
|
|
|
|
Sala de aula
|
3 m X 2
|
100,00
|
600,00
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3. MATERIAL DE CONSUMO
(material gráfico, recursos didáticos, material de divulgação e outros)
|
|
|
|
Resma de papel
|
2
|
15,00
|
30,00
|
Pincel
|
8
|
4,00
|
32,00
|
4. MATERIAL PERMANENTE
(máquinas/equipamentos, ferramentas, utensílios e outros)
|
|
|
|
Notebook
|
1
|
2500,00
|
2500,00
|
Datashow
|
1
|
2000,00
|
2000,00
|
5. OUTRAS DESPESAS
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
CUSTO TOTAL
|
15042,00
|
RECEITAS
ORIGEM DOS RECURSOS
|
QUANT
|
VALOR UNITÁRIO (Reais)
|
VALOR TOTAL (Reais)
|
1. Captação/Taxas
|
|
|
|
2. Captação/Instituições patrocinadoras
|
|
|
|
|
|
|
|
3. Contrapartida da UFC
|
|
|
15042,00
|
TOTAL
|
|
|
15042,00
|
Obs: A Unidade de origem da Ação de Extensão deverá abrir processo e registrar no Sistema Argos. Aprovar nas instâncias competentes e enviar o processo à respectiva Coordenadoria da PRE.
O processo deve conter o Formulário de Cadastrado de Ação de Extensão com as assinaturas do Chefe de Departamento/Coordenador de Curso e do Diretor do Centro/Faculdade/Instituto/Campus e uma cópia em mídia digital.
Fortaleza, ______/_____/______
_______________________________________________________
Assinatura do(a) Coordenador(a) da Ação de Extensão
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