quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

ENALIC 2014 - V Encontro Nacional das Licenciaturas e IV Seminário Nacional do Pibid

Trabalho apresentado no V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e IV Seminário Nacional do Pibid, realizados nos dias 08 a 12 de dezembro de 2014 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na cidade de NATAL/RN.

Resumo

Prática de retextualização: uma forma de interagir com gêneros textuais em sala de aula

                                                  Ana Maria Barreto de Lima (PIBID/UFC-Fortaleza)
Ednardo Leitão dos Santos Júnior (PIBID/UFC-Fortaleza)
Guilherme Lobo de Andrade (PIBID/UFC-Fortaleza)
Leandro Vidal Carneiro (PIBID/UFC-Fortaleza)

A abordagem sobre os gêneros textuais na escola tem contribuído para o ensino de língua em seu uso. Dentro dessa perspectiva, a retextualização ganha foco, na medida em que reflete a linguagem efetiva, por meio da dinâmica dos gêneros textuais nas situações de interação cotidianas, uma vez que, segundo Marcuschi (2001), “as atividades de retextualização são rotinas com que lidamos o tempo todo nas sucessivas reformulações dos textos numa intricada variação de registros, gêneros textuais, níveis linguístico e estilos”. Assim sendo, ministramos um minicurso de  “Prática da retextualização”, como uma fsorma de vivenciar a interação com gêneros textuais em sala de aula. O referido curso teve como objetivo familiarizar o alunado com a retextualização como utilização prática dos textos. Para tanto, foram trabalhados os gêneros “adivinha e verbete”, “charada e nota de curiosidade”, bem como “provérbio e fábula”, através dos quais exploraram-se, na leitura e na produção escrita, as particularidades dos gêneros, por meio da retextualização. Eis que, naturalmente, houve a transformação dos textos. Esse procedimento foi observado, por exemplo, quando os alunos estudaram e produziram “adivinha e charada”, a palavra-resposta da charada ou da adivinha, transformando-a em nota de curiosidade ou verbete, provocando a produção de modalidades de gêneros textuais a partir de outras.  

PALAVRAS-CHAVE: Retextualização; Gêneros; “adivinha e verbete”; “charada e nota de curiosidade”; “provérbio e fábula”.





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