Curso de Leitura e Produção: lidando bem com a colônia de gêneros instrucionais.
Coordenadora PIBID Letras: Profa.Dra. Maria Ednilza Oliveira Moreira
Supervisora PIBID Letras: Profa. Lena Bilhar
Bolsistas: Aleksandra da Nóbrega, Alcides Fortunato
Turmas: 1º F (1ª e 2ª aulas), 1º G (3ª e 4ª aulas), 1º E (5ª e 6ª aulas) / SEGUNDA - FEIRA
CURSO DE LEITURA E PRODUÇÃO: LIDANDO BEM COM UMA COLÔNIA DE GÊNEROS INSTRUCIONAIS.
DATA: 18/08/2014 (Segunda – feira)
OBJETIVOS
-
Apresentar o gênero "regras de boas maneiras" e desenvolver com os
alunos as competências de leitura necessárias, discutindo a
estrutura, os usos e os contextos que estão relacionados às regras
de boas maneiras.
ESTRATÉGIA
1º
momento:
-
Reforçar a importância do curso, tentando atrair o interesse dos
alunos.
- Iniciar o trabalho com leitura e discussão da canção “Comida”, dos Titãs, como uma maneira de introduzir o curso, devido ao tema e às questões sociais abordadas na música.
2º
momento:
- Iniciar o trabalho com leitura e discussão da canção “Comida”, dos Titãs, como uma maneira de introduzir o curso, devido ao tema e às questões sociais abordadas na música.
-
Começar a discussão sobre regras de boas maneiras, mostrando um
pouco do percurso histórico do gênero, suas origens e usos, sua
relação com o conceito de “etiqueta”.
-
Promover o debate em sala, explorando a vivência dos alunos com as
regras, mostrando como as regras de boas maneiras são construções
sociais e devem ser analisadas sempre em relação ao contexto em que
se inserem.
-Perguntar se eles(as) já participaram da construção de regras de algum grupo e como foi, se acharam produtivo ou não. Perguntar, também, se eles(as) já descordaram de alguma regra estabelecida pela escola e porquê.
-Perguntar se eles(as) já participaram da construção de regras de algum grupo e como foi, se acharam produtivo ou não. Perguntar, também, se eles(as) já descordaram de alguma regra estabelecida pela escola e porquê.
-
Trabalhar com exemplos de regras de boas maneiras, trazendo imagens
de sites (“dicas de etiqueta”, “etiqueta e boas maneiras”
etc.) e discutir um texto sobre boas maneiras no Facebook (e em
outras redes sociais).
-
Apresentar o módulo, fazendo a leitura da definição (resumo do que
foi visto) e a atividade de produção (item 3.5) em sala.
MATERIAL
-
Quadro branco;
- Pincéis coloridos;
- Data-show e som.
AVALIAÇÃO/OBSERVAÇÃO - Pincéis coloridos;
- Data-show e som.
-
A avaliação será referente à participação dos alunos e à
entrega da atividade de produção.
-
As atividades com a canção e as regras de boas maneiras no Facebook
foram muito produtivas, pois garantiram interesse e participação
dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário