terça-feira, 16 de dezembro de 2014

[EEM Liceu de Messejana] Plano de aula 2 (Aleksandra e Alcides) - REGRAS DE BOAS MANEIRAS

UFC/ PIBID/ EMM Liceu de Messejana
Curso de Leitura e Produção: lidando bem com a colônia de gêneros instrucionais.
Coordenadora PIBID Letras: Profa.Dra. Maria Ednilza Oliveira Moreira
Supervisora PIBID Letras: Profa. Lena Bilhar
Bolsistas: Aleksandra da Nóbrega, Alcides Fortunato
Turmas: 1º F (1ª e 2ª aulas), 1º G (3ª e 4ª aulas), 1º E (5ª e 6ª aulas) / SEGUNDA - FEIRA


CURSO DE LEITURA E PRODUÇÃO: LIDANDO BEM COM UMA COLÔNIA DE GÊNEROS INSTRUCIONAIS.
PLANO DE AULA Nº 02 - REGRAS DE BOAS MANEIRAS

DATA: 18/08/2014 (Segunda – feira)

OBJETIVOS
- Apresentar o gênero "regras de boas maneiras" e desenvolver com os alunos as competências de leitura necessárias, discutindo a estrutura, os usos e os contextos que estão relacionados às regras de boas maneiras.

ESTRATÉGIA
1º momento:
- Reforçar a importância do curso, tentando atrair o interesse dos alunos.
- Iniciar o trabalho com leitura e discussão da canção “Comida”, dos Titãs, como uma maneira de introduzir o curso, devido ao tema e às questões sociais abordadas na música.
2º momento:
- Começar a discussão sobre regras de boas maneiras, mostrando um pouco do percurso histórico do gênero, suas origens e usos, sua relação com o conceito de “etiqueta”.
- Promover o debate em sala, explorando a vivência dos alunos com as regras, mostrando como as regras de boas maneiras são construções sociais e devem ser analisadas sempre em relação ao contexto em que se inserem.

-Perguntar se eles(as) já participaram da construção de regras de algum grupo e como foi, se acharam produtivo ou não. Perguntar, também, se eles(as) já descordaram de alguma regra estabelecida pela escola e porquê.  
- Trabalhar com exemplos de regras de boas maneiras, trazendo imagens de sites (“dicas de etiqueta”, “etiqueta e boas maneiras” etc.) e discutir um texto sobre boas maneiras no Facebook (e em outras redes sociais).
- Apresentar o módulo, fazendo a leitura da definição (resumo do que foi visto) e a atividade de produção (item 3.5) em sala.
MATERIAL
- Quadro branco;
- Pincéis coloridos;
- Data-show e som.
AVALIAÇÃO/OBSERVAÇÃO
- A avaliação será referente à participação dos alunos e à entrega da atividade de produção.
- As atividades com a canção e as regras de boas maneiras no Facebook foram muito produtivas, pois garantiram interesse e participação dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário