Curso de Leitura e Produção: lidando bem com uma colônia de gêneros instrucionais
COORDENADORA DO PIBID LETRAS: Profª Drª Maria Ednilza Oliveira Moreira
SUPERVISORA DO PIBID LETRAS: Profª Flávia Neri
BOLSISTA(S): ____________________________________________
Aluno (a): ________________________________________________
MÓDULO 2 – RECEITA
1. DEFINIÇÃO
Receita é um tipo de gênero injuntivo estruturado basicamente em três partes: o título, os ingredientes e o modo de fazer. A primeira parte, que diz respeito ao uso do título, é considerada fundamental para prever o objetivo da receita ou o resultado final desta. O segundo eixo de divisão concerne à seleção dos elementos que devem ser utilizados para a realização do que foi determinado pela receita, assim como suas respectivas quantidades. A terceira etapa nos mostra como poderá ocorrer a junção dos ingredientes indicados na lista, especificando a sequência e a forma como cada elemento escolhido deve ser integrado à receita, para que esta tenha um resultado satisfatório. Esta etapa se caracteriza pelo emprego do verbo no modo imperativo. Há, entretanto, alguns casos em que o imperativo é substituído pelo infinitivo. Essas mudanças realizadas nos modos verbais jamais devem comprometer a clareza e a objetividade características de uma receita, que não se restringem ao aspecto culinário, pois esta pode ser utilizada para as mais diversas finalidades, pois, segundo Koch (2006), os gêneros podem admitir diversas formas, mas a função que cada um exerce é fator determinante para estabelecer a diferença existente entre eles.
2. TEXTO
TEXTO 1
RECEITA PARA O BOM FUNCIONAMENTO DE UM ESTABELECIMENTO GASTRONÔMICO
Ingredientes
1estabelecimento
½ mundo de investimento
Quantidade suficiente de funcionários
1.001 doses generosas de boa educação
1.000.000 de gentilezas
Várias pitadas de clareza
Modo de preparo
1- Inicialmente, pegue um estabelecimento da área de gastronomia.
2- Em seguida, coloque ½ mundo de investimento.
3- O passo seguinte deve ser dado com muito cuidado: junte uma quantidade suficiente de funcionários; instrua-os, adicione 1001 doses generosas de boa educação; não se esqueça de observar se a mistura ficou homogênea.
4- Em seguida, ponha 1.000.000 de gentilezas, para consolidar a realização de um bom atendimento.
5- Para não haver nenhum tipo de engano, acrescente à receita várias pitadas de clareza.
Pronto! Essa é a receita para o funcionamento eficaz de um estabelecimento.
TEXTO 2
RÔIZ CUM REPÔI NU ÁI I ÓI
5 dendiái
3cuiédiói
1cabêsdirepôi 1
cuiédimastumati sali a gostu
MÉ QUI FAIS?!
1. Casca u ái;
2. Pica u ái i soca u ái cum sali;
3. Quenta u ói;
4. Foga o ái nu ói quentinho;
5. Pica o repôibeeeiimmmfinim;
6. Foga u repôi.
7. Põim a mastumati;
8. Mexi cacuiépafazê o môi.
Prontim. Só sirvi.
1. De que tratam os textos?
Texto 1: ________________________________________________________________________
Texto 2: ________________________________________________________________________
2. Quais as semelhanças entre os dois textos? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Quais as diferenças?
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4. Onde, geralmente, podemos encontrar cada um desses textos? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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4. Onde, geralmente, podemos encontrar cada um desses textos? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Identifique, em cada texto, a função comunicativa básica a ser cumprida. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Que outros gêneros apresentam essas mesmas características?
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7. Reescreva o texto 2 em linguagem formal. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Escolha um entre os dois temas abaixo sugeridos e produza um texto em forma de receita:
Tema 1: RECEITA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Tema 2: RECEITA DE CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO NO DIA A DIA.
5. REFERÊNCIA
KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
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