SÉRIE: 1º ANO – TURMA: D – MANHÃ - 2014
COORDENADORA PIBID/LETRAS: Maria Ednilza Moreira
SUPERVISORA PIBID/UFC: Lena Bilhar
BOLSISTAS / DOCENTES: Leandro Vidal e Guilherme Lobo
CURSO DE LEITURA E PRODUÇÃO: LIDANDO BEM COM UMA COLÔNIA DE GÊNEROS INSTRUCIONAIS.
Assunto da aula: gênero conselho.
Duração: 2 aulas geminadas de 50 min.
1. OBJETIVOS
-
Aprimorar a leitura e a produção textual dos alunos.
-
Aprimorar o reconhecimento sobre o modo verbal: imperativo
-
Compreender e elaborar o gênero textual:
conselho.
-
Conhecer os contextos de uso do conselho e a função por ele exercida no cotidiano.
-
Incentivar a reflexão crítica dos alunos com base na temática gastronomia.
-
Resolução dos exercícios propostos no módulo.
2. CONTEÚDOS-TEMAS
-
Gênero textual conselho;
-
imagens e textos ilustrativos/explicativos sobre o gênero textual conselho.
3. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
-
Apresentação do modo verbal imperativo;
-
Apresentação do gênero textual conselho;
-
Apresentação dos textos e imagens ilustrativas/explicativas sobre o gênero
textual em foco;
-
Resolução do exercício do módulo;
-
Produção textual conforme as atividades do módulo.
4. RECURSOS E MATERIAIS
- Quadro branco.
- Pincel e apagador.
- Módulo.
- Computador e Datashow.
- Pen-Drive.
5. AVALIAÇÃO
- Participação na aula.
- Espírito crítico.
- Realização das atividades do módulo.
6. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
HOLANDA, Aurélio
Buarque de. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2ª ed. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira. 1986.
O
CONSELHO EM REVISTAS FEMININAS: DAR OU PEDIR? UMA QUESTÃO DE AUTORIDADE. Disponível em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário