Curso de Leitura e Produção: lidando bem com a colônia de gêneros instrucionais.
Coordenadora PIBID Letras: Profa.Dra. Maria Ednilza Oliveira Moreira
Supervisora PIBID Letras: Profa. Lena Bilhar
Bolsistas: Aleksandra da Nóbrega, Alcides Fortunato
Turmas: 1º F (1ª e 2ª aulas), 1º G (3ª e 4ª aulas), 1º E (5ª e 6ª aulas) / SEGUNDA - FEIRA
CURSO DE LEITURA E PRODUÇÃO: LIDANDO BEM COM UMA COLÔNIA DE GÊNEROS INSTRUCIONAIS.
DATA: 01/09/2014 (Segunda – feira)
OBJETIVOS
-
Apresentar o gênero Simpatia e desenvolver com os alunos as
competências de leitura necessárias, discutindo sua estrutura,
origem, esfera de circulação e estilo vocabular;
- Conhecer e entender aspectos da cultura popular brasileira, e mais especificamente, nordestina e cearense;
- Investigar nos trabalhos de autores cearenses tais como, Guilherme Studart (o Barão de Studart) e Juvenal Galeno, como se caracterizou as superstições e crendices e quais seriam as tradições alimentícias no interior do Estado.
CONTEÚDO- Conhecer e entender aspectos da cultura popular brasileira, e mais especificamente, nordestina e cearense;
- Investigar nos trabalhos de autores cearenses tais como, Guilherme Studart (o Barão de Studart) e Juvenal Galeno, como se caracterizou as superstições e crendices e quais seriam as tradições alimentícias no interior do Estado.
-
Gênero textual: Simpatia;-
Cultura popular;
- Religiosidade, sincretismo cultural;
- Práticas de medicina caseira na capital e interior do Estado do Ceará.
ESTRATÉGIA- Religiosidade, sincretismo cultural;
- Práticas de medicina caseira na capital e interior do Estado do Ceará.
1º
momento:
-Os
alunos entram na sala, que se encontra ao som de Clara Nunes “Banho
de manjericão”. O vídeo deverá estar sendo exibido
(https://www.youtube.com/watch?v=yoHMEg40d2s).
Ao fim do vídeo, quando todos estiverem acomodados nas cadeiras,
damos início ao módulo03- Simpatia, começando a exibição dos
slides;
- Levantamento de ideias prévias sobre o que será a aula, perguntando o que eles conhecem do gênero textual “simpatia”. Reconhecimento de elementos místicos, tais como amuletos – Por que eles existem, quem os tem/acredita neles, e como eles se relacionam com a ideia de superstição (ANEXO);
- Levantamento de ideias prévias sobre o que será a aula, perguntando o que eles conhecem do gênero textual “simpatia”. Reconhecimento de elementos místicos, tais como amuletos – Por que eles existem, quem os tem/acredita neles, e como eles se relacionam com a ideia de superstição (ANEXO);
-
Exibir a letra de “banho de manjericão”, música com a qual
foram recepcionados para a aula e identificar características do
forte sincretismo cultural e religioso presente na cultura
brasileira. Mencionar as religiões africanas e desmistificar ideias
equivocadas em relação aos cultos (ANEXO);
-Iniciar
os slides de cultura popular nordestina e cearense, com textos
adaptados de SERAINE, Florival. Antologia do folclore cearense.
Fortaleza: Edições UFC, 1983; dos quais tratam dos tipos humanos,
no nível de interesse folclórico, como o jangadeiro/pescador, o
vaqueiro, a rendeira; as crenças, superstições e costumes
cearenses (ANEXO);
-
Seguir com os slides no nível de religiosidade – o quão a
religião está presente na cultura nordestina, sobretudo a religião
católica. Figuras como Padre Cícero e tradições ligadas ao
catolicismo são mencionadas (ANEXO).
2º momento:
-
Apresentação da simpatia como gênero instrucional: ver seus
conceitos e definições. Textos retirados do módulo e do Dicionário
do Folclore Brasileiro de Câmara Cascudo(ANEXO).
-Slides “Uso e superstições cearenses”/algumas simpatias, de uma pesquisa feita por Guilherme Studart publicada na REVISTA DA ACADEMIA CEARENSE, Fortaleza, 1.15: 28-37, 1910 (ANEXO);
-Slides “Uso e superstições cearenses”/algumas simpatias, de uma pesquisa feita por Guilherme Studart publicada na REVISTA DA ACADEMIA CEARENSE, Fortaleza, 1.15: 28-37, 1910 (ANEXO);
- Exibir
os slides com exemplos de simpatias focando em sua estrutura
composicional, origem e esfera de circulação: Simpatias para
animais (no interior, principalmente) – encontradas em
XIDIEH,
Osvaldo Elias. Simpatias para animais. O Estado de São Paulo, São
Paulo, 02 de junho de 1949; algumas capas de revistas atuais de
simpatia – simpatias com temas ligados às necessidade
modernas/associadas ao sistema capitalista. Esferas maiores:
dinheiro, família, amor (ANEXO);
- Slides com simpatias para Santo Antônio e São João. Mostrar uma matéria publicada no site G1, intitulada “‘Solteirões’ apelam para Santo Antônio em Barbalha, no CE”, no qual dois irmãos tem o costume de realizar simpatias(ANEXO). Explicar aqui que as simpatias costumam ser associadas e destinadas ao público feminino, mas que isso vem mudando para uma perspectiva mais democrática. As simpatias podem ser feitas por qualquer pessoa, independente do gênero;
- Slides com simpatias para Santo Antônio e São João. Mostrar uma matéria publicada no site G1, intitulada “‘Solteirões’ apelam para Santo Antônio em Barbalha, no CE”, no qual dois irmãos tem o costume de realizar simpatias(ANEXO). Explicar aqui que as simpatias costumam ser associadas e destinadas ao público feminino, mas que isso vem mudando para uma perspectiva mais democrática. As simpatias podem ser feitas por qualquer pessoa, independente do gênero;
- Áudio
da música “Simpatia de São João”, banda cearense Mastruz com
Leite, e exibição da letra no slide(ANEXO).
3º
momento:
AVALIAÇÃO/OBSERVAÇÃO
- Apresentar os slides "OS SABERES DO CORPO: A 'Medicina Caseira' e as práticas
populares de cura no Ceará". Adaptação feita da Dissertação
de Mestrado em História (UFC) Os
Saberes do Corpo: a "Medicina Caseira" e as práticas
populares de cura no Ceará
(1860-1919),
autoria de Georgina da Sylvia Gadelha;
- Leitura
de algumas poesias retiradas do livro “Medicina caseira” (1969) de
Juvenal Galeno.
-
Proposta de produção textual presente no módulo.
MATERIAL
-
Data-show, som;
- Vídeoclipe
Clara Nunes cantando e dançando ao som de “ Banho de
Manjericão”;
- Revista “Simpatias que funcionam”, editora minuano, ano 2014;
- Revista “Simpatias que funcionam”, editora minuano, ano 2014;
-
Áudio música “Simpatia de São João” da banda cearense Mastruz
com Leite;
- Poesias
retiradas do livro “Medicina caseira (1960)” de Juvenal Galeno
(material impresso);
-
Pimentas, velas, santinhos, alface, catuaba, manga, chá verde, alho,
rapadura, canela, cravo, sal grosso.
AVALIAÇÃO/OBSERVAÇÃO
-
A avaliação será referente à participação dos alunos e à
entrega da atividade de produção.
ANEXOShttp://pt.slideshare.net/alekhol1/simpatia-gnero-instrutivo-cultura-popular-38647415 |
http://pt.slideshare.net/alekhol1/simpatia-gnero-instrutivo-cultura-popular-38647415 |
http://pt.slideshare.net/alekhol1/simpatia-gnero-instrutivo-cultura-popular-38647415 |
http://pt.slideshare.net/alekhol1/simpatia-gnero-instrutivo-cultura-popular-38647415 |
http://pt.slideshare.net/alekhol1/simpatia-gnero-instrutivo-cultura-popular-38647415 |
http://pt.slideshare.net/alekhol1/simpatia-gnero-instrutivo-cultura-popular-38647415 |
http://pt.slideshare.net/alekhol1/simpatia-gnero-instrutivo-cultura-popular-38647415 |
http://pt.slideshare.net/alekhol1/simpatia-gnero-instrutivo-cultura-popular-38647415 |
http://pt.slideshare.net/alekhol1/simpatia-gnero-instrutivo-cultura-popular-38647415 |
http://pt.slideshare.net/alekhol1/simpatia-gnero-instrutivo-cultura-popular-38647415 |
http://pt.slideshare.net/alekhol1/simpatia-gnero-instrutivo-cultura-popular-38647415 |
http://pt.slideshare.net/alekhol1/simpatia-gnero-instrutivo-cultura-popular-38647415 |
http://pt.slideshare.net/alekhol1/simpatia-gnero-instrutivo-cultura-popular-38647415 |
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