segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

[EEM Liceu de Messejana] Plano de aula 4 (Joelma e Larisse) - GÊNERO SIMPATIA

EEM LICEU DE MESSEJANA/ PIBID LETRAS / UFC
SÉRIE: 1º ANO – TURMA: H e I– TARDE- 2014
COORDENADORA PIBID/LETRAS: Maria Ednilza Moreira
SUPERVISORA PIBID/UFC: Lena Bilhar
BOLSISTAS: Joelma Amaral e Larisse Gonçalves

CURSO DE LEITURA E PRODUÇÃO: LIDANDO BEM COM UMA COLÔNIA DE GÊNEROS INSTRUCIONAIS.

Assunto da aula: gênero simpatia
Duração: 2 aulas geminadas de 50 min.

1.OBJETIVOS

- Aprimorar a leitura e a produção textual dos alunos.
- Compreender e elaborar o gênero textual: Simpatia. 
- Incentivar a reflexão crítica dos alunos acerca da influência deste gênero na cultura nordestina.
- Resolução dos exercícios propostos no módulo

2. CONTEÚDOS-TEMAS

- Gênero textual simpatia
- Análise da música Banho de manjericão da cantora Clara Nunes e da música Simpatia de São João da banda Mastruz com leite.

3. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

- Apresentação do gênero textual simpatia.
- Apresentar alguns exemplos de simpatias para que os alunos percebam como elas fazem parte da nossa cultura.
- Mostrar as características da simpatia por meio de apresentação em slides.
- Resolução do exercício do módulo.
- produção de uma simpatia em sala com elementos trazidos pelos bolsistas. 

4. RECURSOS E MATERIAIS

- Quadro branco.
- Pincel e apagador.
- Módulo.
- Computador e Datashow.
- Caixa de som
- Ingredientes para fazer uma simpatia: sal, pimenta, água e etc.

5. AVALIAÇÃO
- Participação na aula.
- Espírito crítico.
- Realização das atividades do módulo.

Referências

Link: http://www.vagalume.com.br/mastruz-com-leite/simpatia-de-sao-joao.html#ixzz3CrzCJ839
Link: http://letras.mus.br/clara-nunes/162798/
GALENO, Juvenal. Medicina Caseira. Fortaleza. Henrique Galeno. 1969



Nenhum comentário:

Postar um comentário