SÉRIE: 1º ANO – TURMA: H e I– TARDE - 2014
COORDENADORA PIBID/LETRAS: Maria Ednilza Moreira
SUPERVISORA PIBID/UFC: Lena Bilhar
BOLSISTAS: Joelma Amaral e Larisse Gonçalves
CURSO DE LEITURA E PRODUÇÃO: LIDANDO BEM COM UMA COLÔNIA DE GÊNEROS INSTRUCIONAIS.
Assunto da aula: gênero textual dica e conselho.
Duração: 2 aulas geminadas de 50 min.
1 – OBJETIVOS
- Desenvolver a leitura e a produção textual dos alunos através da temática da culinária e da produção dos gêneros instrucionais dicas e conselho.
- Promover uma discussão acerca do conhecimento, do saber e de como conquistar um bom desempenho nos estudos.
- Estimular o alunado a organizar um horário de estudo, objetivando alcançar um melhor rendimento na escola e no ENEM.
2 – CONTEÚDOS E METAS
- Gênero instrucional dicas;
- Artigo “Boletim turbinado”;
- Reportagem do programa de televisão Fantástico “Dicas dos vencedores”
- Vídeo “Dicas de estudo: como montar um horário de estudo”
3 – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
- Visualização da reportagem do Fantástico “Dicas dos vencedores” e do vídeo “Dicas de estudo: como montar um horário de estudo”, seguida da discussão das dicas e conselhos apresentados nos referidos vídeos.
- Leitura do artigo “Boletim turbinado” e debate acerca das dicas expostas no texto.
- Resolução e correção dos módulos dicas e conselho.
- Produção dos gêneros dicas e conselho.
4 – RECURSOS E MATERIAIS
- Computador;
- Datashow;
- Caixa de som;
- Sala de multimídia do Liceu de Messejana.
5 – AVALIAÇÃO
- Envolvimento dos alunos no curso.
- Observar a resolução e a correção dos exercícios apresentados pelo módulo dicas.
6 – BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
"Boletim turbinado". Disponível em: Acessado em 20/08/2014.
“ENEM 2010 - Dicas dos Vencedores (Fantástico)". Disponível em: Acessado em 19/09/2014.
7 – ANEXOS
Boletim turbinado
Duração: 2 aulas geminadas de 50 min.
1 – OBJETIVOS
- Desenvolver a leitura e a produção textual dos alunos através da temática da culinária e da produção dos gêneros instrucionais dicas e conselho.
- Promover uma discussão acerca do conhecimento, do saber e de como conquistar um bom desempenho nos estudos.
- Estimular o alunado a organizar um horário de estudo, objetivando alcançar um melhor rendimento na escola e no ENEM.
2 – CONTEÚDOS E METAS
- Gênero instrucional dicas;
- Artigo “Boletim turbinado”;
- Reportagem do programa de televisão Fantástico “Dicas dos vencedores”
- Vídeo “Dicas de estudo: como montar um horário de estudo”
3 – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
- Visualização da reportagem do Fantástico “Dicas dos vencedores” e do vídeo “Dicas de estudo: como montar um horário de estudo”, seguida da discussão das dicas e conselhos apresentados nos referidos vídeos.
- Leitura do artigo “Boletim turbinado” e debate acerca das dicas expostas no texto.
- Resolução e correção dos módulos dicas e conselho.
- Produção dos gêneros dicas e conselho.
4 – RECURSOS E MATERIAIS
- Computador;
- Datashow;
- Caixa de som;
- Sala de multimídia do Liceu de Messejana.
5 – AVALIAÇÃO
- Envolvimento dos alunos no curso.
- Observar a resolução e a correção dos exercícios apresentados pelo módulo dicas.
6 – BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
"Boletim turbinado". Disponível em:
“ENEM 2010 - Dicas dos Vencedores (Fantástico)". Disponível em:
7 – ANEXOS
Boletim turbinado
(http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_068.html)
Nem sempre estudar horas a fio é suficiente para reverter as notas vermelhas. Além de dedicação, o aluno precisa desenvolver um método de estudo adequado. O apoio dos pais também é fundamental.
Qual o segredo para que um estudante melhore seu rendimento escolar? O drama da nota vermelha numa matéria ou o fiasco generalizado, daqueles de fazer o aluno esconder o boletim dos pais, podem ter várias explicações. A mais comum – faltou estudar mais – é relativamente simples de reverter. Basta um pouco mais de seriedade e dedicação para que os resultados apareçam. A questão é mais complexa quando o aluno passa horas debruçado sobre os livros e, mesmo assim, não consegue melhorar suas notas. Uma dica sugerida pelos que já deram a volta por cima é reavaliar o método de estudo. Henrique Copelli Zambon, de 16 anos, viu aumentar suas médias depois que se engajou na construção de um carro movido a energia solar. Com o trabalho escolar, ele passou a adotar nas outras disciplinas a mesma estratégia usada em física. Hoje, Zambon concentra-se ao máximo na hora de estudar, não leva mais dúvidas para casa e evita decorar a matéria.
Foi-se o tempo em que os jovens encaravam os estudos com desinteresse, como se fossem apenas mais uma imposição dos pais. Levantamento com 2 098 adolescentes de sete capitais indicou que, para 95% dos entrevistados, estudar é a coisa mais importante da vida deles. A pesquisa mostrou ainda que a maioria é crítica em relação à qualidade de ensino, o que demonstra a determinação da nova geração de estudantes. Mesmo assim, há várias armadilhas no caminho da formação escolar – como as notas baixas.
Elas costumam surgir com maior frequência na puberdade, quando o jovem passa por modificações significativas, como a transformação do corpo, o aumento do interesse pelo sexo oposto e a construção da identidade. O adolescente não entende por que tem de estudar tanto se existem coisas mais interessantes a sua volta. A participação dos pais pode ser decisiva nesse momento crucial do jovem. Cabe a eles manter um ambiente em casa que valorize o conhecimento e permita ao estudante estabelecer ligação entre os conteúdos aprendidos na escola e o mundo real. Tudo isso ajuda a despertar a curiosidade e o prazer de aprender. O bom desempenho dos alunos depende mais de motivação que de sua capacidade intelectual ou da qualidade da escola. Ou seja, basta um empurrão.
Foi-se o tempo em que os jovens encaravam os estudos com desinteresse, como se fossem apenas mais uma imposição dos pais. Levantamento com 2 098 adolescentes de sete capitais indicou que, para 95% dos entrevistados, estudar é a coisa mais importante da vida deles. A pesquisa mostrou ainda que a maioria é crítica em relação à qualidade de ensino, o que demonstra a determinação da nova geração de estudantes. Mesmo assim, há várias armadilhas no caminho da formação escolar – como as notas baixas.
Elas costumam surgir com maior frequência na puberdade, quando o jovem passa por modificações significativas, como a transformação do corpo, o aumento do interesse pelo sexo oposto e a construção da identidade. O adolescente não entende por que tem de estudar tanto se existem coisas mais interessantes a sua volta. A participação dos pais pode ser decisiva nesse momento crucial do jovem. Cabe a eles manter um ambiente em casa que valorize o conhecimento e permita ao estudante estabelecer ligação entre os conteúdos aprendidos na escola e o mundo real. Tudo isso ajuda a despertar a curiosidade e o prazer de aprender. O bom desempenho dos alunos depende mais de motivação que de sua capacidade intelectual ou da qualidade da escola. Ou seja, basta um empurrão.

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