segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

[EEM Liceu de Messejana] Plano de aula 5 (Joelma e Larisse) - GÊNERO DICA E GÊNERO CONSELHO

EEM LICEU DE MESSEJANA/ PIBID LETRAS / UFC
SÉRIE: 1º ANO – TURMA: H e I– TARDE - 2014
COORDENADORA PIBID/LETRAS: Maria Ednilza Moreira
SUPERVISORA PIBID/UFC: Lena Bilhar
BOLSISTAS: Joelma Amaral e Larisse Gonçalves

CURSO DE LEITURA E PRODUÇÃO: LIDANDO BEM COM UMA COLÔNIA DE GÊNEROS INSTRUCIONAIS.
Assunto da aula: gênero textual dica e conselho.
Duração: 2 aulas geminadas de 50 min.

1 – OBJETIVOS

- Desenvolver a leitura e a produção textual dos alunos através da temática da culinária e da produção dos gêneros instrucionais dicas e conselho.
- Promover uma discussão acerca do conhecimento, do saber e de como conquistar um bom desempenho nos estudos.
- Estimular o alunado a organizar um horário de estudo, objetivando alcançar um melhor rendimento na escola e no ENEM. 

2 – CONTEÚDOS E METAS
- Gênero instrucional dicas;
- Artigo “Boletim turbinado”;
- Reportagem do programa de televisão Fantástico “Dicas dos vencedores”
- Vídeo “Dicas de estudo: como montar um horário de estudo”

3 – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
- Visualização da reportagem do Fantástico “Dicas dos vencedores” e do vídeo “Dicas de estudo: como montar um horário de estudo”, seguida da discussão das dicas e conselhos apresentados nos referidos vídeos.
- Leitura do artigo “Boletim turbinado” e debate acerca das dicas expostas no texto.
- Resolução e correção dos módulos dicas e conselho.
- Produção dos gêneros dicas e conselho.

4 – RECURSOS E MATERIAIS
- Computador;
- Datashow;
- Caixa de som;
- Sala de multimídia do Liceu de Messejana.

5 – AVALIAÇÃO
- Envolvimento dos alunos no curso.
- Observar a resolução e a correção dos exercícios apresentados pelo módulo dicas.

6 – BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

"Boletim     turbinado".     Disponível em: Acessado em 20/08/2014.

“ENEM 2010 - Dicas dos Vencedores (Fantástico)". Disponível em: Acessado em 19/09/2014.

7 – ANEXOS
Boletim turbinado
(http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_068.html)
 
Nem sempre estudar horas a fio é suficiente para reverter as notas vermelhas. Além de dedicação, o aluno precisa desenvolver um método de estudo adequado. O apoio dos pais também é fundamental.  

Qual o segredo para que um estudante melhore seu rendimento escolar? O drama da nota vermelha numa matéria ou o fiasco generalizado, daqueles de fazer o aluno esconder o boletim dos pais, podem ter várias explicações. A mais comum – faltou estudar mais – é relativamente simples de reverter. Basta um pouco mais de seriedade e dedicação para que os resultados apareçam. A questão é mais complexa quando o aluno passa horas debruçado sobre os livros e, mesmo assim, não consegue melhorar suas notas. Uma dica sugerida pelos que já deram a volta por cima é reavaliar o método de estudo. Henrique Copelli Zambon, de 16 anos, viu aumentar suas médias depois que se engajou na construção de um carro movido a energia solar. Com o trabalho escolar, ele passou a adotar nas outras disciplinas a mesma estratégia usada em física. Hoje, Zambon concentra-se ao máximo na hora de estudar, não leva mais dúvidas para casa e evita decorar a matéria.

Foi-se o tempo em que os jovens encaravam os estudos com desinteresse, como se fossem apenas mais uma imposição dos pais. Levantamento com 2 098 adolescentes de sete capitais indicou que, para 95% dos entrevistados, estudar é a coisa mais importante da vida deles. A pesquisa mostrou ainda que a maioria é crítica em relação à qualidade de ensino, o que demonstra a determinação da nova geração de estudantes. Mesmo assim, há várias armadilhas no caminho da formação escolar – como as notas baixas.

Elas costumam surgir com maior frequência na puberdade, quando o jovem passa por modificações significativas, como a transformação do corpo, o aumento do interesse pelo sexo oposto e a construção da identidade. O adolescente não entende por que tem de estudar tanto se existem coisas mais interessantes a sua volta. A participação dos pais pode ser decisiva nesse momento crucial do jovem. Cabe a eles manter um ambiente em casa que valorize o conhecimento e permita ao estudante estabelecer ligação entre os conteúdos aprendidos na escola e o mundo real. Tudo isso ajuda a despertar a curiosidade e o prazer de aprender. O bom desempenho dos alunos depende mais de motivação que de sua capacidade intelectual ou da qualidade da escola. Ou seja, basta um empurrão.
André Ricardo Belotto da Silva, 16       
Estudante do 2º ano do ensino médio em São Paulo

O problema: André ia bem nos estudos, mas tinha dificuldade em literatura e gramática. Há dois anos, ele estabeleceu a meta de melhorar seu desempenho nessas matérias. Hoje suas médias são 9,5 e 10.

O que ele fez
: Passou a ler mais, não só os livros que a escola indicava. Frequenta livrarias à procura de títulos de assuntos que lhe interessem e que possam ajudá-lo a melhorar em redação, literatura e gramática. Faz resumos das matérias e os troca com colegas, para ter uma visão mais abrangente do assunto.     

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