Curso de Leitura e Produção: lidando bem com a colônia de gêneros instrucionais.
Coordenadora PIBID Letras: Profa.Dra. Maria Ednilza Oliveira Moreira
Supervisora PIBID Letras: Profa. Lena Bilhar
Bolsistas: Alcides Fortunato e Aleksandra da Nóbrega
Turmas: 1º F (1ª e 2ª aulas), 1º G (3ª e 4ª aulas), 1º E (5ª e 6ª aulas) / SEGUNDA - FEIRA
PLANO DE AULA Nº 04 - GÊNERO DICA E GÊNERO CONSELHO
DATA: 08/09/2014 (Segunda – feira)
OBJETIVOS
-Reconhecer as características dos gêneros textuais dica e conselho;
-Investigar de que forma eles se diferenciam e quais seriam suas características em comum.
-Reconhecer o uso dos gêneros dica e conselho nas diversas situações de interação social;
-Identificar os marcadores discursivos que os compõem.
- Gêneros textuais: dica e conselho.
ESTRATÉGIA
1º momento:
Introdução ao módulo 04- dicas: slide “Como os pais podem ajudar”(ANEXO). Trabalhar nesse slide a capacidade de identificar o texto e seu propósito comunicativo: do que se trata, em que contexto está inserido; quem o escreveu, qual é o público a que se destina o texto; se eles concordam com o que está escrito. - Após identificado o gênero, continuamos o seu desenvolvimento com o trabalho de reconhecimento do mesmo, usando os slides “Boletim turbinado” (disponível em http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_068.html) e “Dicas para melhorar nos estudos” (disponível em http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_068.html) (ANEXO). -Apresentação de definições para o vocábulo “Dicas”, buscadas em 04 dicionários de Língua Portuguesa. Aqui, atentar para uma das definições de KAMPOS (2009), em que denomina dica como também sendo “um breve conselho”(ANEXO). Eis a linha tênue de diferenciação entre os dois, mostrando o quão próximas são suas definições e uso.
2º momento:
Introdução e desenvolvimento do módulo 05- conselho: slides com texto do artigo “O CONSELHO EM REVISTAS FEMININAS: DAR OU PEDIR? UMA QUESTÃO DE AUTORIDADE”, de Adriana Letícia Torres da Rosa(ANEXO).
3º momento:
Proposta
de produção textual com a exibição do vídeo documentário “Super Size Me: A
dieta do palhaço” (ANEXO).
MATERIAL
- Data-show, som;
- Vídeo documentário “Super Size Me: A dieta do palhaço”.
AVALIAÇÃO/OBSERVAÇÃO- Vídeo documentário “Super Size Me: A dieta do palhaço”.
- A avaliação será referente à participação dos alunos e à entrega da atividade de produção.
ANEXOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário