EEM LICEU DO CONJUNTO CEARÁ/ PIBID LETRAS / UFC
SÉRIE: 1º ANO – TURMA: F/G– TARDE - 2014
Bolsistas: Natália Silva Celestino e Maxsulayne Lima Gomes
Profª Orientadora: Maria Ednilza Moreira
Supervisora: Flávia de Sena Neri
PLANO
DE AULA II
Curso de Leitura e Produção de Texto: lidando bem com uma
colônia de gêneros instrucionais
- Assunto da aula: Conselho
- Duração: 2 aulas geminadas de 50 min.
1.OBJETIVOS
-Desenvolver
as práticas de leitura e produção de textos;
-Analisar se os conceitos abordados na aula anterior foram
assimilados pelos alunos;
-Compreender, elaborar o gênero textual Conselho e entender
sua participação na colônia de gêneros
estudada;
-Resolver as atividades do módulo;
-Produzir o gênero Conselho;
2. CONTEÚDOS-TEMAS
- Retomada de conceitos-chave, como os gêneros estudados, colônia
de gêneros, tipologia textual,
injunção etc.
-Gênero textual Conselho;
3. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
-Abordagem dos conceitos e gêneros estudados nas aulas anteriores
para que os alunos possam
relacioná-los com o gênero Conselho
e tirarem dúvidas a cerca desses conteúdos;
- Recolhimento dos conceitos de conselho pedidos na aula anterior;
-Exibição de vídeos e músicas relacionados com conselhos, para
que os alunos compreendessem
melhor o gênero estudado;
- Discussão sobre o gênero e resolução das atividades;
- Produção textual do gênero estudado.
4. RECURSOS E MATERIAIS
-
Quadro branco.
-
Pincéis e apagador.
-
Módulo.
-
Computador e Datashow.
5. AVALIAÇÃO
- Participação na aula.
- Discussão sobre o tema/ gênero.
- Produção do gênero.
6. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
BHATIA,
V. K. A análise de gêneros hoje. P.159-195. In:
BEZERRA,
B. G.; BIASI-RODRIGUES, B.; CAVALCANTE, M. M. Gêneros
e sequências textuais. Recife:
Edupe, 2009.
KOCH,
I; FÁVERO, L. Contribuição a uma tipologia textual. In:
Letras e Letras. V.3, n°1. Uberlândia, 1987. p2-10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário