quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Plano de Aula- Conselho- (Natália Celestino e Maxsulayne Lima)

EEM LICEU DO CONJUNTO CEARÁ/ PIBID LETRAS / UFC

SÉRIE: 1º ANO – TURMA: F/G– TARDE - 2014

Bolsistas: Natália Silva Celestino e Maxsulayne Lima Gomes

Profª Orientadora: Maria Ednilza Moreira


Supervisora: Flávia de Sena Neri 


PLANO DE AULA II

Curso de Leitura e Produção de Texto: lidando bem com uma colônia de gêneros instrucionais

  • Assunto da aula: Conselho
  • Duração: 2 aulas geminadas de 50 min.


    1.OBJETIVOS

-Desenvolver as práticas de leitura e produção de textos;


-Analisar se os conceitos abordados na aula anterior foram assimilados pelos alunos;


-Compreender, elaborar o gênero textual Conselho e entender sua participação na colônia de gêneros 


estudada;


-Resolver as atividades do módulo;


-Produzir o gênero Conselho;
      2. CONTEÚDOS-TEMAS

- Retomada de conceitos-chave, como os gêneros estudados, colônia de gêneros, tipologia textual, 


injunção etc.


-Gênero textual Conselho;

      3. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

-Abordagem dos conceitos e gêneros estudados nas aulas anteriores para que os alunos possam 


relacioná-los com o gênero Conselho e tirarem dúvidas a cerca desses conteúdos;


- Recolhimento dos conceitos de conselho pedidos na aula anterior;


-Exibição de vídeos e músicas relacionados com conselhos, para que os alunos compreendessem 


melhor o gênero estudado;


- Discussão sobre o gênero e resolução das atividades;


- Produção textual do gênero estudado.

      4. RECURSOS E MATERIAIS

- Quadro branco.


- Pincéis e apagador.


- Módulo.


- Computador e Datashow.

      5. AVALIAÇÃO
- Participação na aula.


- Discussão sobre o tema/ gênero.


- Produção do gênero.

6. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

BHATIA, V. K. A análise de gêneros hoje. P.159-195. In: BEZERRA, B. G.; BIASI-RODRIGUES, B.; CAVALCANTE, M. M. Gêneros e sequências textuais. Recife: Edupe, 2009.


KOCH, I; FÁVERO, L. Contribuição a uma tipologia textual. In: Letras e Letras. V.3, n°1. Uberlândia, 1987. p2-10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário