Curso de Leitura e Produção: lidando bem com a colônia de gêneros instrucionais.
Coordenadora PIBID Letras: Profa.Dra. Maria Ednilza Oliveira Moreira
Supervisora PIBID Letras: Profa. Lena Bilhar
Bolsistas: Aleksandra da Nóbrega, Alcides Fortunato
Turmas: 1º F (1ª e 2ª aulas), 1º G (3ª e 4ª aulas), 1º E (5ª e 6ª aulas) / SEGUNDA - FEIRA
CURSO DE LEITURA E PRODUÇÃO: LIDANDO BEM COM UMA COLÔNIA DE GÊNEROS INSTRUCIONAIS.
PLANO
DE AULA Nº 01 - INTRODUÇÃO AO CURSO DE LEITURA E PRODUÇÃO
DATA: 04/08/2014 (Segunda – feira)
DATA: 04/08/2014 (Segunda – feira)
OBJETIVOS
-Introduzir
e discutir conceitos que iremos usar ao longo do curso de leitura e
produção: tais como “texto”, “tipo textual” e “gênero
textual” e “colônia de gêneros”;
-
Saber como tais conceitos se relacionam com as noções de “língua”
e “linguagem”;
- Reconhecer as características do tipo
textual injuntivo;
- Iniciar o primeiro módulo: Boas Maneiras (se houver tempo).
ESTRATÉGIA
- Ativação das experiências dos alunos e alunas com o objeto texto. Perguntar o que eles entendem por “texto”. Apresentar aos alunos uma definição analítica de texto (no quadro branco) e selecionar 03 palavras-chave dessa definição para discuti-las e entender seu significado.
- Em seguida, relacionar de modo breve e simples “texto” com “tipo textual” e “gênero textual”.
2º momento:
MATERIAL
- Quadro branco;
- Pincéis coloridos;
- TV com entrada USB.
AVALIAÇÃO/OBSERVAÇÃO
- A
avaliação ocorrerá por meio da participação dos alunos quando
solicitados. (É de suma importância que eles verbalizem o que acham, e
que, a partir disso, possam construir definições).
ANEXOS
- Iniciar o primeiro módulo: Boas Maneiras (se houver tempo).
ESTRATÉGIA
1º
momento:
-Apresentações.
(Quem somos nós, bolsistas. Explicação do que é o PIBID, e que
trabalho nós iremos desenvolver com a turma, ao longo do semestre.
Como o título do curso se relaciona com esse trabalho).- Ativação das experiências dos alunos e alunas com o objeto texto. Perguntar o que eles entendem por “texto”. Apresentar aos alunos uma definição analítica de texto (no quadro branco) e selecionar 03 palavras-chave dessa definição para discuti-las e entender seu significado.
- Em seguida, relacionar de modo breve e simples “texto” com “tipo textual” e “gênero textual”.
2º momento:
-Exibição
do cartum “Oportunidade” (.ppt). Pedir para a turma identifique
aquele gênero textual. (Provavelmente, muitos dirão que é uma
charge. Então faremos a ressalva de que charge é temporal e os
personagens costumam ser pessoas públicas, enquanto que o cartum é
atemporal
e as personagem podem representar
uma categoria de pessoas – como é o caso do cartum
“oportunidade”).
A
discussão deve prezar para a identificação do cartum como texto/
como objeto textual. Nem todo texto é apenas escrito. O texto se
configura como texto, a partir do momento em que, ao ter contato com
o leitor, ele passa a produzir sentido. Daí, retomar o conceito de
‘linguagem’, usado na definição para texto.
-
Exibição em tela das características do tipo textual injuntivo
(.ppt), explicando que esse tipo textual será de fundamental
importância dentro dos gêneros instrucionais com os quais iremos
trabalhar e produzir.
-Iniciar
o primeiro módulo: Boas Maneiras (se houver tempo).
MATERIAL
- Quadro branco;
- Pincéis coloridos;
- TV com entrada USB.
AVALIAÇÃO/OBSERVAÇÃO
ANEXOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário