terça-feira, 16 de dezembro de 2014

[EEM Liceu de Messejana] Plano de aula 1 (Aleksandra e Alcides) - INTRODUÇÃO AO CURSO DE LEITURA E PRODUÇÃO

UFC/ PIBID/ EMM Liceu de Messejana
Curso de Leitura e Produção: lidando bem com a colônia de gêneros instrucionais.
Coordenadora PIBID Letras: Profa.Dra. Maria Ednilza Oliveira Moreira
Supervisora PIBID Letras: Profa. Lena Bilhar
Bolsistas: Aleksandra da Nóbrega, Alcides Fortunato
Turmas: 1º F (1ª e 2ª aulas), 1º G (3ª e 4ª aulas), 1º E (5ª e 6ª aulas) / SEGUNDA - FEIRA


CURSO DE LEITURA E PRODUÇÃO: LIDANDO BEM COM UMA COLÔNIA DE GÊNEROS INSTRUCIONAIS.
PLANO DE AULA Nº 01 - INTRODUÇÃO AO CURSO DE LEITURA E PRODUÇÃO 
DATA: 04/08/2014 (Segunda – feira)

OBJETIVOS
-Introduzir e discutir conceitos que iremos usar ao longo do curso de leitura e produção: tais como “texto”, “tipo textual” e “gênero textual” e “colônia de gêneros”;
- Saber como tais conceitos se relacionam com as noções de “língua” e “linguagem”;
- Reconhecer as características do tipo textual injuntivo;
- Iniciar o primeiro módulo: Boas Maneiras (se houver tempo).

ESTRATÉGIA
1º momento:
-Apresentações. (Quem somos nós, bolsistas. Explicação do que é o PIBID, e que trabalho nós iremos desenvolver com a turma, ao longo do semestre. Como o título do curso se relaciona com esse trabalho).
- Ativação das experiências dos alunos e alunas com o objeto texto. Perguntar o que eles entendem por “texto”. Apresentar aos alunos uma definição analítica de texto (no quadro branco) e selecionar 03 palavras-chave dessa definição para discuti-las e entender seu significado.
- Em seguida, relacionar de modo breve e simples “texto” com “tipo textual” e “gênero textual”.


2º momento:

-Exibição do cartum “Oportunidade” (.ppt). Pedir para a turma identifique aquele gênero textual. (Provavelmente, muitos dirão que é uma charge. Então faremos a ressalva de que charge é temporal e os personagens costumam ser pessoas públicas, enquanto que o cartum é atemporal e as personagem podem representar uma categoria de pessoas – como é o caso do cartum “oportunidade”).
A discussão deve prezar para a identificação do cartum como texto/ como objeto textual. Nem todo texto é apenas escrito. O texto se configura como texto, a partir do momento em que, ao ter contato com o leitor, ele passa a produzir sentido. Daí, retomar o conceito de ‘linguagem’, usado na definição para texto.
- Exibição em tela das características do tipo textual injuntivo (.ppt), explicando que esse tipo textual será de fundamental importância dentro dos gêneros instrucionais com os quais iremos trabalhar e produzir.
-Iniciar o primeiro módulo: Boas Maneiras (se houver tempo).

MATERIAL
- Quadro branco;
- Pincéis coloridos;
- TV com entrada USB.


AVALIAÇÃO/OBSERVAÇÃO
 - A avaliação ocorrerá por meio da participação dos alunos quando solicitados. (É de suma importância que eles verbalizem o que acham, e que, a partir disso, possam construir definições).

 ANEXOS

 
 
 





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