segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

[EEM Liceu de Messejana] Plano de aula 2 (Joelma, Aleksandra e Larisse) - GÊNERO REGRAS DE BOAS MANEIRAS

EEM LICEU DE MESSEJANA/ PIBID LETRAS / UFC
SÉRIE: 1º ANO – TURMA: H e I– TARDE - 2014
COORDENADORA PIBID/LETRAS: Maria Ednilza Moreira
SUPERVISORA PIBID/UFC: Lena Bilhar
BOLSISTAS: Joelma Amaral, Aleksandra Sampaio e Larisse Gonçalves

CURSO DE LEITURA E PRODUÇÃO: LIDANDO BEM COM UMA COLÔNIA DE GÊNEROS INSTRUCIONAIS.

Assunto da aula: gênero regra de boas maneiras.
Duração: 2 aulas geminadas de 50 min.

1 – OBJETIVOS
- Desenvolver a leitura e a produção textual dos alunos através da temática da culinária e da produção dos gêneros instrucional regra de boas maneiras.
- Apresentar ou relembrar conceitos básicos para o estudo dos gêneros textuais – noções de texto, gênero, tipologia textual e colônia – a partir da explanação do título do curso.
- Propor uma discussão acerca das regras comportamentais que nos são impostas: Será que somos sujeitos realmente livres? Qual a relevância social das regras? As regras foram feitas para serem quebradas? Seria possível um mundo sem regras?

2 – CONTEÚDOS E METAS
- Gênero instrucional regra de boas maneiras;
- Ilustração do cartunista argentino Quino.
- Vídeo “Turma da Mônica em boas maneiras”.
- Canção “Conversa de botequim”, do cantor e compositor carioca Noel Rosa.

3 – ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
- Apresentar ou relembrar conceitos chaves para o estudo dos gêneros textuais – texto, gênero, tipologia textual e colônia – a partir da explanação do título do curso.
- Introduzir o módulo regras de boas maneiras a partir da discussão da ilustração do cartunista Quino.
- Exibir o vídeo “Turma da Mônica em boas maneiras”.
- Leitura do módulo “regras de boas maneiras” e resolução das questões sugeridas.
- Correção das questões sugeridas pelo módulo “regras de boas maneiras”.
- Produção do gênero “regras de boas maneiras”.

4 – RECURSOS E MATERIAIS
- Auditório do Liceu da Messejana.
- Computador, Datashow e caixa de som.

5 – AVALIAÇÃO
- Envolvimento dos alunos no curso.
- Observar a resolução e a correção dos exercícios apresentados pelo módulo “regras de boas maneiras”.

6 – BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

MARCUSCHI, L. A. Produção textual análise de gêneros e compreensão.
São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

QUINO. Potentes, prepotentes e impotentes. Lisboa, Publicação Dom Quixote, 1990, p. 14.

Português: Linguagens  Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães

Gênero(s) Anúncios: em busca de uma colônia
Maria Margarete Fernandes de Sousa

Gênero(s) Anúncios: em busca de uma colônia
Maria Margarete Fernandes de  Sousa

Vídeo “Turma da Mônica em boas maneiras”.

Canção “Conversa de botequim”, do cantor e compositor carioca Noel Rosa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário