EEM LICEU DO CONJUNTO CEARÁ/
PIBID LETRAS / UFC
SÉRIE: 1º ANO – TURMA: B/D – MANHÃ - 2014
Bolsistas: Diana Rodrigues e Fernanda Medeiros
Profª. Orientadora: Ednilza Moreira
Supervisora: Flávia Neri
PLANO
DE AULA I
Curso
de Leitura e Produção de texto: lidando bem com uma colônia de
gêneros instrucionais – 2014.2
- Assunto da aula: Dicas
- Duração: 2 aulas geminadas de 50 min.
1.OBJETIVOS
-
Aprimorar a leitura e a produção textual dos alunos.
-
Compreender e elaborar o gênero textual instrucional: Dicas
-
Conhecer os contextos de uso do texto instrucional e a função por
ele exercida no cotidiano.
-
Incentivar a reflexão crítica dos alunos com base na temática no
meio gastronômico.
-
Resolução dos exercícios propostos no módulo.
2. CONTEÚDOS-TEMAS
- Gênero
textual instrucional: Dica e sua estrutura.
- Os
verbos predominantes no gênero instrucional dica.
3. ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
-
Apresentação do gênero textual instrucional: dica.
-
Resolução do exercício do módulo, após a leitura dos textos
propostos.
- Com
base nas atividades trabalhadas e discutidas em sala, os alunos irão
produzir um texto concernente ao tema.
-
Contextualização do tema com uma dinâmica em sala com os alunos.
4. RECURSOS E MATERIAIS
- Quadro branco.
- Pincel e apagador.
- Módulo.
-Cartolina.
5. AVALIAÇÃO
-
Participação na aula.
- Senso
crítico.
-
Realização das atividades do módulo.
-
Produção textual.
6. REFERÊNCIAS
FIGUEIREDO,
F..Conheça 15 dicas para ter uma alimentação saudável:Alguns
hábitos alimentares melhoram a saúde e o bem-estar. Disponível em
<http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/12925-conheca-15-dicas-para-ter-uma-alimentacao-saudavel>
Acesso em 25 de junho de 2014.
KAMPOS,
P.. Dica. Disponível em <http://www.dicionarioinformal.com.br/dica/>
Acesso em 13 de junho de 2014.
MATTOS,
G.. Dicionário Júnior de Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 1996.
HOLANDA,
Aurélio Buarque de. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.
2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1986.
ROSA, Ubiratan.
Minidicionário Compacto da Língua Portuguesa. 9ª ed. São Paulo:
Rideel, 19
Nenhum comentário:
Postar um comentário