quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

[EEM Liceu de Messejana] Plano de aula 6 (Aleksandra e Alcides) - GÊNERO REGIMENTO E GÊNERO REGULAMENTO

UFC/ PIBID/ EMM Liceu de Messejana
Curso de Leitura e Produção: lidando bem com a colônia de gêneros instrucionais.
Coordenadora PIBID Letras: Profa.Dra. Maria Ednilza Oliveira Moreira
Supervisora PIBID Letras: Profa. Lena Bilhar
Bolsistas: Alcides Fortunato e 
Aleksandra da Nóbrega
Turmas: 1º F (1ª e 2ª aulas), 1º G (3ª e 4ª aulas), 1º E (5ª e 6ª aulas) / SEGUNDA - FEIRA



CURSO DE LEITURA E PRODUÇÃO: LIDANDO BEM COM UMA COLÔNIA DE GÊNEROS INSTRUCIONAIS.

PLANO DE AULA Nº 04 - GÊNERO DICA E GÊNERO CONSELHO
DATA: 15/09/2014 (Segunda – feira)

OBJETIVOS




  
- Compreender as características e funções do regimento e do regulamento em diferentes situações comunicativas;
- Produzir textos que se enquadrem nas características do gênero;
-Desenvolver a criatividade e a criticidade.
CONTEÚDO
- Gêneros textuais: regimento e regulamento.

ESTRATÉGIA
1º momento:
-Introdução ao módulo 06- regimento: slides apresentando sua definição e significado, junto a documentos reais de uso do gênero(ANEXO).

 - Em seguida, ler a primeira e segunda página do Regimento Geral da Universidade Federal do Ceará (UFC), para depois folhear rapidamente o documento – parando em pontos que o/a professor/a queira mencionar ou exemplificar.

- Os próximos slides serão sobre os restaurantes universitários. Primeiro, deve-se criar um clima de expectativa e conhecimento em relação ao ambiente acadêmicos e suas vivências. Aqui, fotos de vários RU’s de universidades brasileiras são exibidas, mostrando os estudantes, as filas, os pratos, as antigas bandejas, e intervenções estudantis nesses espaços (ANEXO).

-Texto “Regimento de um Restaurante Universitário”, presente no módulo. Universidade Estadual Paulista (UNESP), Regulamento do restaurante universitário da faculdade de filosofia e ciências do campus de Marília. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/RU/regulamento.pdf. Acesso em: 6 de junho de 2014 (ANEXO). -Resolver questões do módulo 06: regimento (ANEXO).


2º momento:
-Introdução e desenvolvimento do módulo 07: regulamento, com slides apresentando definições e significados (ANEXO). 

-Mostrar itens do Regulamento Escolar 2014 do Colégio Arcádia (SP). http://www.colegioarcadia.com.br/regulamento-escolar-2014.pdf . Acesso em: 14 de setembro de 2014, identificando os propósitos comunicativos desse documento. Cabe aqui fazer um paralelo entre regulamento e a definição de regimento (ANEXO).

- Outro exemplo, o regulamento do prêmio Finep (Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programa) de Inovação e Pesquisa. http://premio.finep.gov.br/regulamento. Acesso em: 14 de setembro de 2014 (ANEXO).
3º momento: 
Proposta de produção textual: Regulamento do Concurso Cultural do PIBID (ANEXO).
  MATERIAL
- Data-show;
- Caderno, lápis, borracha.
- Regimento Geral da Universidade Federal do Ceará (UFC).
- Regulamento Escolar 2014 do Colégio Arcádia (SP) .
AVALIAÇÃO/OBSERVAÇÃO
A avaliação será referente à participação dos alunos e à entrega da atividade de produção.
 ANEXOS


Link para o acesso: http:// pt.slideshare.net/alekhol1/curso-de-leitura-e-produo-de-texto-regimento-e-regulamento-39528009

Link para o acesso: http:// pt.slideshare.net/alekhol1/curso-de-leitura-e-produo-de-texto-regimento-e-regulamento-39528009

Link para o acesso: http:// pt.slideshare.net/alekhol1/curso-de-leitura-e-produo-de-texto-regimento-e-regulamento-39528009

Link para o acesso: http:// pt.slideshare.net/alekhol1/curso-de-leitura-e-produo-de-texto-regimento-e-regulamento-39528009

Link para o acesso: http:// pt.slideshare.net/alekhol1/curso-de-leitura-e-produo-de-texto-regimento-e-regulamento-39528009

Link para o acesso: http:// pt.slideshare.net/alekhol1/curso-de-leitura-e-produo-de-texto-regimento-e-regulamento-39528009

Link para o acesso: http:// pt.slideshare.net/alekhol1/curso-de-leitura-e-produo-de-texto-regimento-e-regulamento-39528009

Link para o acesso: http:// pt.slideshare.net/alekhol1/curso-de-leitura-e-produo-de-texto-regimento-e-regulamento-39528009

Nenhum comentário:

Postar um comentário