UFC/PROGRAD/Curso de LETRAS - DLV
PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Curso de Leitura e Produção: lidando bem com uma colônia de gêneros instrucionais
COORDENADORA DO PIBID LETRAS: Profª Drª Maria Ednilza Oliveira Moreira
SUPERVISORA DO PIBID LETRAS: Profª Lena Bilhar
BOLSISTA(S): ____________________________________________
Aluno (a): ________________________________________________
MÓDULO: Simpatia
1. DEFINIÇÃO
As simpatias configuram-se como gêneros instrucionais. Segundo o dicionário Aurélio (AURÉLIO, 2004), a cultura
popular brasileira classifica a simpatia como um ritual para prevenir ou curar enfermidade ou mal-estar. As simpatias
folclóricas e superstições são crendices criadas pelo povo. Muitas pessoas acreditam nelas e as seguem como forma de
evitar algo ruim em suas vidas ou até mesmo para atrair e realizar coisas boas. Não possuem nenhuma base científica,
porém são interessantes exemplos da cultura popular e do folclore brasileiro. São mais comuns nas regiões rurais do que
nos grandes centros urbanos. Nas simpatias a pessoa deve realizar alguma coisa para obter ou afastar algo. Já as superstições
ficam apenas no campo da crendice, sem necessidade de realização de algo prático. (SUA PESQUISA, 2014)
popular brasileira classifica a simpatia como um ritual para prevenir ou curar enfermidade ou mal-estar. As simpatias
folclóricas e superstições são crendices criadas pelo povo. Muitas pessoas acreditam nelas e as seguem como forma de
evitar algo ruim em suas vidas ou até mesmo para atrair e realizar coisas boas. Não possuem nenhuma base científica,
porém são interessantes exemplos da cultura popular e do folclore brasileiro. São mais comuns nas regiões rurais do que
nos grandes centros urbanos. Nas simpatias a pessoa deve realizar alguma coisa para obter ou afastar algo. Já as superstições
ficam apenas no campo da crendice, sem necessidade de realização de algo prático. (SUA PESQUISA, 2014)
2. OBJETIVO
- Conhecer origem, esfera de circulação e estilo vocabular do gênero simpatia.
- Valorizar a cultura popular e o folclore brasileiros a partir da investigação e do uso do gênero “simpatia”.
- Explorar a estrutura composicional do gênero simpatia, considerando características da sua organização retórica
e linguística.
e linguística.
3. INSTRUÇÕES PARA O PROFESSOR
- Seguir o comando da atividade na ordem das questões;
- Definir um tempo para a resolução de cada questão;
- Sistematizar a resposta de cada questão no quadro.
4. TEXTOS
Texto I
Se você se esforça para preparar uma boa refeição e, mesmo assim, não consegue deixar de ser um desastre na cozinha,
apele então para as forças ocultas.
apele então para as forças ocultas.
Trouxemos aqui uma simpatia bastante útil:
SIMPATIA PARA FAZER UM ARROZ SOLTINHO
Uma das maiores dificuldades para quem não sabe cozinhar é fazer um bom arroz. Para além da receita, é importante
que se atraiam boas energias. Esta simpatia ajudará você a fazer, finalmente, um arroz soltinho. - Primeiramente,
você deve harmonizar sua cozinha. Nada de bagunça, coloque tudo em seu devido lugar para que a energia flua
de forma uniforme. Acenda um incenso de acácia para aumentar a sensibilidade do ambiente e ponha para tocar
uma música bem tranquila. - Vista roupas leves e folgadas, da cor branca, de preferência um pijama, pois já carrega
as boas energias acumuladas durante o sono. Use calçados arejados ou fique descalço, mas é importante que
o piso esteja limpo. - Pronto, você já é capaz de fazer um arroz soltinho. Escolha uma receita bem saborosa, e boa sorte.
que se atraiam boas energias. Esta simpatia ajudará você a fazer, finalmente, um arroz soltinho. - Primeiramente,
você deve harmonizar sua cozinha. Nada de bagunça, coloque tudo em seu devido lugar para que a energia flua
de forma uniforme. Acenda um incenso de acácia para aumentar a sensibilidade do ambiente e ponha para tocar
uma música bem tranquila. - Vista roupas leves e folgadas, da cor branca, de preferência um pijama, pois já carrega
as boas energias acumuladas durante o sono. Use calçados arejados ou fique descalço, mas é importante que
o piso esteja limpo. - Pronto, você já é capaz de fazer um arroz soltinho. Escolha uma receita bem saborosa, e boa sorte.
Texto II
SIMPATIA PARA EMAGRECER RÁPIDO
Você irá precisar apenas de um copo de água e grãos de arroz.
- Numa quarta-feira pela manhã coloque meio copo de água e dentro dele o número de grãos de arroz correspondentes
aos quilos que você deseja perder. Não coloque grãos a mais do que você deseja, porque os quilos perdidos não serão
recuperados depois. - À noite, beba a água, deixando os grãos de arroz. Complete novamente o copo com água.
aos quilos que você deseja perder. Não coloque grãos a mais do que você deseja, porque os quilos perdidos não serão
recuperados depois. - À noite, beba a água, deixando os grãos de arroz. Complete novamente o copo com água.
- Na quinta-feira pela manhã, em jejum, beba a água, deixando os grãos de arroz.
- Deixe o copo com os grãos de arroz em um lugar seguro e na sexta-feira atire os grãos de arroz em um jardim florido,
em um campo ou em um vaso da sua casa.
em um campo ou em um vaso da sua casa.
(Fonte: http://simpatiasparaemagrecerrapido.blogspot.com.br/2013/07/5-simpatias-para-emagrecer.html)
5. ATIVIDADE
01. Classifique os modos e tempos verbais empregados em ambos os textos e explique a
escolha destes.
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
02. Com base no seu conhecimento de mundo e em suas experiências de leitura, identifique a função social
correspondente aos textos apresentados. Lembre-se da noção de gênero.
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
03. Os textos injuntivos direcionam e orientam o interlocutor na realização de algum procedimento. Observe como
estão organizadas as orientações ao longo dos textos em estudo. Elas obedecem a alguma ordem lógica? Explique.
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
Agora é com você!
A partir da discussão acerca do gênero simpatia, crie uma simpatia com a temática “Alimentação”.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. REFERÊNCIAS
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o mini dicionário da língua portuguesa. 6 ed. Curitiba : Positivo, 2004. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/simpatias_folcloricas.htm . Acesso em 25/06/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário